O compositor uruguaio Daniel Viglietti se apresenta em São Paulo

Daniel Viglietti é considerado um dos expoentes da música popular uruguaia e representante da Nueva Canción – marco da música latino-americana na década de 60 e início dos anos 70. Com influências da música erudita e através de ritmos folclóricos, a obra de Viglietti se constitui como referência na música de conteúdo social e de esquerda, com letras associadas às lutas populares no Uruguai e na América Latina.

Tendo seu exílio decretado em 1973, em virtude do golpe de estado cívico-militar, passou a viver na Argentina, local onde realizou numerosos recitais que culminaram em um de seus mais importantes trabalhos, intitulado “A dos voces com Mario Benedetti”, em parceria com o poeta também uruguaio.

Musicalizou poemas de diversos escritores, como os uruguaios Liber Falco e Circe Maia, o peruano César Vallejo, os espanhóis Rafael Alberti e Federico Garcia Lorca, o cubano Nicolás Guillén, entre outros.

De suas canções, destacam-se “A desalambrar”, “Canción para mi América”, “Milonga de andar lejos” e “Gurisito”. Com a projeção mundial alcançada por sua obra, Daniel Viglietti teve suas músicas interpretadas por nomes como Victor Jara, Amparo Ochoa, Isabel Parra, Joan Manuel Serrat, Mercedes Sosa, Chavela Vargas e Soledad Bravo.

Viglietti se apresentará em São Paulo na sexta-feira 14 de novembro às 21h30 no teatro do Sesc Belenzinho, que fica na rua Padre Adelino, 1000.  

Com informações do Sesc Belenzinho

Vídeo de A Desalambrar (Daniel Viglietti)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.