Textos de Celso Furtado, que destacam elo entre cultura e desenvolvimento, serão lançados no RJ

Na próxima sexta-feira (15) o Centro Celso Furtado apresentará debate seguido do lançamento de novos textos do economista e ex-ministro, reunidos no livro “Ensaios sobre Cultura e o Ministério da Cultura”.

 A obra foi organizado pela viúva do autor, Rosa Freire d ‘Aguiar Furtado, e reúne 80% de textos inéditos. Eles revelam uma faceta do homem público pouco conhecida e que se refere à sua preocupação com a cultura e a relação entre Cultura e Desenvolvimento.

Leia trecho exclusivo a seguir:

“A vontade coletiva terá de surgir de um reencontro das lideranças políticas com os valores permanentes de nossa cultura. É aqui que se insere a questão inicial: quem somos? Uma reflexão sobre nossa própria identidade terá que ser o ponto de partida do processo de reconstrução que temos pela frente, se desejamos que o desenvolvimento futuro seja alimente da criatividade do nosso povo e contribua para a satisfação dos anseios mais legítimos deste. Devemos pensar em desenvolvimento a partir de uma visualização dos fins substantivos que desejamos alcançar e não da lógica dos meios que nos é imposta do exterior. A superação do impasse estrutural que está no fundo da nossa crise somente será lograda se o desenvolvimento futuro conduzir a uma crescente homogeneização de nossa sociedade e abrir espaço à realização das potencialidades de nossa cultura.”

O evento de lançamento, na Livraria da Travessa (rio de Janeiro), contará com as presenças de Rosa Freire Furtado, Carlos Lessa e Oswaldo de A. Santos (prefeito de Ouro Preto – MG).

 

Serviço:
Ensaios sobre Cultura e Ministério da Cultura
Autor: Celso Furtado
Organizado por Rosa Freire d ‘Aguiar Furtado
(série Arquivos Celso Furtado – vol. 5)

Local: Livraria da Travessa (Shopping Leblon) – RJ
Horário:19 horas

Fonte: Portal Vermelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.