No Roda Viva, historiador Leandro Karnal desmonta o Escola Sem Partido em 2 minutos; assista

O historiador e professor da Unicamp Leandro Karnal precisou de pouco mais de um minuto em entrevista no Roda Viva para expor a hipocrisia e a incoerência do projeto Escola Sem Partido, que pretende impedir os professores de todo o país de ensinarem conforme a própria consciência. O documento é patrocinado por partidos políticos como o DEM, o PSC e o PSDB.

O professor, que também é comentarista da TV Cultura, expressou com todas as letras o significado do projeto. Para Karnal, o projeto é a expressão máxima da ignorância humana. “É uma asneira sem tamanho, uma bobagem conservadora, de gente que não é formada na área e que decide ter uma ideia absurda, que é substituir o que eles imaginam que seja uma ideologia por outra ideologia…É uma crença fantasiosa de uma direita delirante e absurdamente estúpida de que a escola forme a cabeça das pessoas e que esses jovens saem líderes sindicais. Os jovens têm sua própria opinião. Os jovens não são massa de manobra…. Toda a opinião é política, inclusive a Escola Sem Partido…. A demonização da política é a pior herança da ditadura militar, que além de matar seres humanos, ainda provocou na educação um dano que vai se arrastar por mais algumas décadas”, disse.

Em nível nacional, um dos principais expoentes do projeto é o deputado Izalci Lucas (PSDB-DF). Ou seja, a estultice começa com um partido propondo um projeto de uma Escola Sem Partido. Outro deputado do PSDB, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) é autor do PL 1411/2015, que tipifica e estabelece punições para o crime de “assédio ideológico”. O deputado João Campos de Araújo (PSDB-GO) compara a discussão política na escola ao assédio sexual.

Com informações do Pragmatismo Político

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.