Belas Artes inaugura exposição sobre a condição feminina, no Rio

Fragmento de obra de Macarena Acharán

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) inaugurou nesta terça-feira (10) a exposição de uma artista plástica que denuncia em suas telas a condição feminina no mundo. A mostra Menina dos Óleos reúne 23 obras da pintora chilena Macarena Acharán, que tem trabalhos expostos em vários museus do mundo.

Fragmento de obra de Macarena AcharánFragmento de obra de Macarena Acharán Nas telas a óleo da artista, a figura humana – quase sempre o corpo feminino – transmite delicadeza, violência e denúncia. “Macarena Acharán apresenta mulheres de todas as etnias, credos e estéticas, traduzidas através de cores latejantes e das pinceladas carregadas de questões intimistas”, descreve o curador da mostra, Carlos Dimuro.

Com licenciatura em arte pela Universidade Católica do Chile, Macarena Acharán tem em seu currículo três cursos no Brasil. Entre eles, os de escultura e desenho de figura humana na Universidade de Brasília. As obras da artista integram acervos de museus de seis países latino-americanos e sete europeus. No Brasil, está apresentando trabalhos pela quarta vez, com a mostra que será inaugurada amanhã.

A exposição Menina dos Óleos fica em cartaz até 12 de abril e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10 horas às 18 horas, e sábados, domingos e feriados, das 12 horas às 17 horas. A entrada é franca e o MNBA fica na Avenida Rio Branco, 199, na Cinelândia.

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.