MPB em festa: o vigor de Maria Bethânia e o ecletismo de Hermeto Pascoal fazem aniversário

Os dois singulares artistas da música popular brasileira aniversariam no mês das festas juninas. E não por acaso, são nordestinos.

A baiana Maria Bethânia completou 70 anos no sábado (18) e o alagoano Hermeto Pascoal fez 80 anos na quarta-feira (22). O Portal CTB homenageia os grandes talentos da música popular.

Bethânia se impôs com sua voz imponente e afinada como uma das maiores cantoras da MPB de todos os tempos. Iniciou carreira profissional em 1965, substituindo ninguém menos do que Nara Leão (1942-1989) no importantíssimo show “Opinião”, que atacava a ditadura (1964-1985).

Maria Bethânia 70 anos – Reconvexo

 

Maria Bethânia 70 anos – Nossos Momentos

 

A cantora conseguiu impingir sua marca na MPB com independência do irmão famoso Caetano Veloso. Ele disse em homenagem a ela que “Bethânia, grande orgulho da minha vida, grande divindade da nossa música e dos palcos”.

Considerada a maior cantora do Brasil por Roberto Carlos, em 2008, Bethânia gravou um disco com canções do cantor capixaba. Em 51 anos de carreira conta com 34 discos gravados em estúdio e 15 álbuns ao vivo que somam mais de 26 milhões de cópias vendidas.

No ano passado, ela foi a homenageada pela Estação Primeira de Mangueira, que venceu o desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro. Desfilaram em sua homenagem artistas como Caetano Veloso e Chico Buarque.

Viu de perto o preconceito vigente no país, quando internautas questionaram os cabelos da nossa “abelha rainha”, que tirou de letra e se manteve incólume como sempre agiu em relação inclusive ao seu trabalho. Sem ceder a modismos construiu uma carreia sólida, apenas pelo talento.

Brilharam em sua voz canções dos diferentes estilos entre os maiores nomes da MPB. Entre eles o irmão Caetano, Chico Buarque, Gilberto Gil, João do Valle, Raul Seixas, Gonzaguinha e o pai Gonzagão, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, entre muitos outros.

Em uma entrevista à revista Playboy, em 1996, ela contou a história de uma fã que a procurou após um show e disse a ela: “e agora, o que eu faço com isso tudo? O que eu faço, pelo amor de Deus?”

Com muita modéstia, a cantora não soube responder. Uma coisa simples de se dizer: “usufrua desse talento e faça de sua vida uma arte”.

Tão ligada à escrita, Bethânia estreará no domingo (3), às 22h, o programa “Poesia e Prosa com Maria Bethânia”, no canal pago Arte 1.

Hermeto Pascoal

hermeto pascoal

Chamado por muitos de o “bruxo da música”, Hermeto completou 80 anos na quarta-feira (22) em plena atividade. Em recente entrevista ao jornal “O Povo”, do Ceará, ele diz que “a música, pra mim, sem exagero nenhum, tá em todos os contextos”.

E foi assim que construiu sua carreira. Segundo ele, iniciou-se na música no dia de seu nascimento, portanto teria 80 anos de carreira. Porque acredita que carrega dentro de si todos os “sons da natureza”. E pelo seu trabalho isso se confirma.

Hermeto se reconhece como um autodidata, mas conta que foi estudar teoria musical por volta dos 40 anos. “Aprendi com a vida, com as deduções minhas, com a minha intuição”, conclui.

A música livre de Hermeto Pascoal

 

Em 1966 formou o grupo Quarteto Novo com Heraldo do Monte, Théo de Barros e Airto Moreira. O grupo participou de diversos festivais da época, se destacando pela inovação. Com o destaque do grupo e de sua performance harmônica, viajou aos Estados Unidos, onde gravou com Miles Daves.

O seu experimentalismo sem precedente na MPB e no mundo, o levou a compor uma música por dia de 23 de junho de 1996 a 22 de junho de 1997, para integrar o “Calendário do Som”, lançado em 1999 pela Editora Senac-SP.

Hermeto Pascoal parece ver e sentir música em tudo e mostra isso em seus trabalhos e performances. Um músico para ser celebrado pelos brasileiros por expressar a alma do país com limpidez. Só falta agora tirar música do silêncio, mas um dia ele consegue.

Portal CTB – Marcos Aurélio Ruy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.