Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira (18) a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Neste ano, a mostra traz 350 filmes nacionais e estrangeiros que têm muito pouca chance de serem inseridos no circuito comercial de exibição. Serão apresentadas películas em mais de 20 espaços espalhados pela capital paulista até o dia 31. Obras fundamentais de vários países, com poucas chances de serem inseridas no circuito comercial das grandes redes exibidoras no país. 

A Mostra de São Paulo já conquistou público cativo exatamente por dar acesso ao público a películas de diferentes países. Fato muito marcante ainda mais num país com o mercado cinematográfico dominado por produções norte-americanas. Segundo a organização, “a seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo”. Permite também a diretores em início de carreira apresentarem suas obras.

Os organizadores da Mostra dividiram as apresentações em cinco sessões: Competição Novos Diretores – que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas (os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista), Perspectiva Internacional – que apresenta um panorama do recente cinema mundial, Retrospectivas – seção com obras de diretores importantes ou mesmo desconhecidos; Apresentações Especiais – exibição de clássicos ou de filmes de diretores que estão sendo homenageados pela Mostra e Mostra Brasil – títulos brasileiros inéditos em São Paulo.

Um dos homenageados deste ano é o cineasta norte-americano Stanley Kubrick (1928-1999) com usas obras antológicas. Reverenciado por uma exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS), até o dia 12 de janeiro, o lançamento do livro do crítico francês Michel Ciment, Conversas com Kubrick e a exibição de 15 películas do consagrado diretor. A mostra inclui clássicos como 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Lolita (1962), Laranja Mecânica (1971), Nascido para matar (1987), O Grande Golpe (1956), Glória Feita de Sangue (1957), Spartacus (1960), Dr. Fantástico (1963), Barry Lyndon (1975) e O Iluminado (1980). 

Outra merecida homenagem será feita ao documentarista brasileiro Eduardo Coutinho. Ela fazia documentários num época na qual esse gênero ainda era muito pouco valorizado no Brasil. Em homenagem aos seus 80 anos, a 37ª Mostra Internacional de Cinema fará uma retrospectiva para o diretor. Também haverá o lançamento do livro “Eduardo Coutinho”, uma coletânea de textos de e sobre o documentarista. O diretor fará também dois encontros com alunos de cinema, sendo um na Faculdade Armando Alvares Penteado e outro no Cinema da Universidade de São Paulo Paulo Emílio. Farão parte da retrospectiva os longas Cabra Marcado para Morrer (1984), Edifício Master (2002) e Peões (2004), também será exibido o curta Porrada (2000).

Faltou homenagear Cacá Diegues que em 2013 completou 50 anos de carreira e foi um dos próceres do Cinema Novo, movimento que revolucionou o cinematografia brasileira e mergulhou on interior do país para mostrar na tela grande a cara do brasileiro.

A Mostra de São Paulo ganha importância porque Hollywood predomina nos cinemas por aqui e essa é uma boa chance para apreciação de outras técnicas cinematográficas com novos conteúdos e linguagens. No caso dos brasileiros, ainda mais porque está em franca recuperação depois do tufão Collor, que levou a produção nacional ao nível zero. Nos últimos anos o número de filmes produzidos vem aumentando gradativamente. O cinema nacional ainda é prejudicado por um preconceito arraigado. Além disso, o público anseia por maior diversidade. Esse papel a Mostra cumpre bem. Pena que é muito pouco para um país das dimensões do Brasil.

Acompanha a programação por aqui. 

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB, com informações do site da Mostra

Trailer de 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick

{youtube width=”600″ height=”400″}NEL293j_Kss{/youtube}

Trailer de Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick

{youtube width=”600″ height=”400″}faML0QvVb2A{/youtube}

Cabra Marcado para Morre (1984), de Eduardo Coutinho

{youtube width=”600″ height=”400″}VJ0rKjLlR0c{/youtube}

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.