Milhões de indianos prestam homenagens para Gandhi, que completaria hoje 143 anos

Nesta terça-feira (02) centenas de milhões de indianos foram a praças, templos, monumentos e outros lugares relacionados com Mohandas Gandhi, o pai da pátria, para lhe prestar homenagem no aniversário 143 de seu natalício.

Festa nacional em todos os estados e territórios da União, o Gandhi Jayanti ou Dia de Gandhi também foi declarado pela ONU Dia Internacional da Não Violência como reconhecimento àquele que alçou a bandeira dessa política e para difundir mundialmente a mensagem que leva implícito.

Em Nova Delhi, os principais dirigentes políticos do país desfilaram pelo Raj Ghat, o lugar onde foi incinerado o Mahatma (Alma Grande), como o chamou o Nobel de Literatura Rabindranath Tagore de maneira tão oportuna que poucos conhecem seu verdadeiro nome.

Entre os que fizeram um minuto de silêncio e colocaram flores na base do memorial, estiveram o premiê Manmohan Singh, o presidente Pranab Mukherjee e a líder do governante Partido do Congresso, Sonia Gandhi.

Junto às primeiras luzes do dia, milhares de indianos começaram a entoar cânticos e lançaram flores sobre o monumento de mármore negro, que tem em um seus extremos, protegida por uma urna de cristal, uma chama que arede eternamente.

Em outras áreas do espaçoso Raj Ghat, grupos de crianças aprendiam a fiar, realizavam leituras sobre Gandhi ou entoavam sua canção favorita, Ragupati Raghava Raja Ram, de caráter espiritual.

O Bapu (“pai” em guyaratí, idioma da pátria de Gandhi) foi reverenciado de forma similar por milhões de indianos de todos os credos ao longo e largo da nação sul-asiática.

Nascido em 2 de outubro de 1869 no atual estado de Gujarat (oeste), Mohandas Karamchand Gandhi estudou Direito na Inglaterra e viveu na África do Sul antes de liderar a luta pela independência da Índia do Império Britânico, finalmente alcançada em 1947.

Sua estratégia da satyagraha ou desobediência civil não violenta segue tendo uma enorme influência nos movimentos e líderes políticos indianos.

Gandhi também foi um firme defensor da harmonia interreligiosa e lutou contra a injustiça do rígido sistema indiano de castas.

Fonte: Prensa Latina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.