Mídia apresenta pérolas machistas que ganham repercussão na internet

Um dos destaques da programação recente ocorreu em episódio do MasterChef Brasil, da Band, na terça-feira (16), em que o apresentador Erick Jacquin levou um “puxão de orelha” da também apresentadora Paola Carosella, ao parabenizar as duas finalistas, dizendo: 

“Para nós, vocês são as duas cozinheiras mais talentosas que já passaram pelo MasterChef. As duas estão prontas para casar”, arrematou Jacquin, crente que estava fazendo um grande elogio.

Sua colega de apresentação, Carosella, reagiu prontamente: “Por que para casar? Elas estão prontas para comandar um restaurante estrelado”. As competidoras disseram preferir a argumentação da chef argentina, radicada no Brasil.

Assista

Vídeo analisa a cobertura jornalística sexista das Olimpíadas 

Com força aparece também na internet o programa “O Grande Mundo do Sexismo”, da Vox, nos Estados Unidos. Nele a apresentadora denuncia atitudes sexistas na cobertura jornalística das Olimpíadas Rio 2016.

Ela cita o comentário de Adam Kreek, da CBC, que fez críticas à jogadora de tênis canadense Eugenie Bouchard, por ela postar selfies com uma marca de pasta de dente nas mãos. “Talvez ela queira algo mais do quer ser uma competidora”, afirma.

Mas os comentários só pioram. Ao noticiar a vitória da nadadora húngara, que quebrou o recorde mundial de sua categoria, outro apresentador diz: “Este é o homem responsável por fazer Katink Hosszú, sua esposa, uma nadadora diferenciada”.

Nada igualável à manchete do jornal norte-americano “Chicago Tribune”, ao noticiar a vitória de uma atleta: “Esposa de um jogador do Bears ganha uma medalha de bronze nas Olimpíadas do Rio hoje”. Dispensa comentários.

Rusga ao vivo na Globo entre Cris Dias e William Waak  

Durante um giro pelos resultados das competições da Rio 2016, na madrugada desta quinta-feira (18), foi ao ar um entrevero entre os apresentadores Cris Dias e William Waak. Ela disse hoje ele meu deu um oi e continuou: “vamos falar de vôlei”.

O jornalista não se conteve e falou em tom agressivo com ela, quando ela perguntou: “você quer continuar?” e ele teve que se conter, visivelmente contrariado.

A atitude da jornalista viralizou na internet, ganhando solidariedade de internautas. Já que Waak já havia ocorrido em falta com a cantora Anita. Justamente onde começou a rusga entre ele e a sua colega Dias.

Ela começou perguntando para a Anita sobre a apresentação dela com Caetano Veloso e Gilberto Gil no final da abertura da Rio 2016. Waak disse “eu ia fazer a primeira pergunta, mas tudo bem continue”, e a apresentadora respondeu “é que eu também estou eufórica e emocionada”.

Grosseria com Anita 

A partir daí o jornalista foi um preconceito só em relação à Anita. Perguntou, inclusive, se ela estava com medo de rasgar o vestido no palco, porque não estava dançando como faz em outras apresentações suas.

Ela respondeu que não. Ele insistiu, dizendo que cresceu ouvindo Caetano e Gil ao que ela respondeu que ela também. 

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.