Memorial paulistano promove ciclo ‘Cinema de Resistência’

O Memorial da Resistência, em São Paulo, tem como um dos objetivos utilizar o potencial de diferentes manifestações artísticas para abordar a repressão e resistências políticas e direitos humanos. Por isso, de agosto a novembro, sempre aos sábados, acontece o evento “Cinema de Resistência”, que exibirá um filme relacionado a essas temáticas, seguido de debate com o diretor e/ou algum colaborador para a realização do longa-metragem.

São eles: “Perdão, Mister Fiel” (2009), dirigido por Jorge Oliveira; “Verdades Verdaderas, La vida de Estela” (2011), do argentino Nicolás Gil Lavedra; “Batismo de Sangue” (2006), realizado por Helvécio Ratton; e “Cabra Cega” (2005), de Toni Ventura.

“Perdão, Mister Fiel” é um documentário de 90 minutos que mostra a atuação dos Estados Unidos nas ditaduras militares da América do Sul, a partir da morte do operário Manoel Fiel Filho, no DOI-CODI, em São Paulo, em 1976.

“Verdades Verdades, La vida de Estela” é um retrato da ditadura militar argentina, que durou de 1976 a 1983, com o ponto de vista de Estela Barnes Carlotto, uma das fundadoras do movimento Avós da Praça de Maio, que luta para descobrir o paradeiro de filhos de manifestantes que foram sequestrados.

“Batismo de Sangue” é a adaptação do livro homônimo escrito por Frei Betto sobre os frades dominicanos que aderem ao movimento de resistência à ditadura militar brasileira na década de 1960, sendo que alguns deles são torturados. E “Cabra Cega”, ficção que mostra dois jovens, Tiago e Rosa, que se tornam militantes da luta armada.

Programação 

Todas as sessões começam às 14h

25/8 (sábado) – Perdão, Mister Fiel
15/9 (sábado) – Verdades Verdaderas, La vida de Estela
13/10 (sábado) – Batismo de Sangue
10/11 (sábado) – Cabra Cega

Local: Memorial da Resistência – Largo General Osório, 66. São Paulo/SP

Fonte: Rede Brasil Atual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.