É hoje: revista debate as lutas da classe trabalhadora no histórico ano de 1968

Cinquenta anos se passaram, mas 1968 permanece no imaginário popular como um ano de grandes manifestações e mudanças na vida social e política do planeta. Jovens de todas as idades saíram às ruas contra a guerra, a opressão patriarcal e capitalista.

Para compreender esse momento singular da história, o Centro de Memória Sindical lança nesta quinta-feira (30), a revista “1968 e os trabalhadores”, às 17h30, no Hotel Leques Brasil, no bairro da Liberdade, na capital paulista. Com presença confirmada do ex-ministro da Casa Civil, do governo Lula, José Dirceu.

A publicação comemorativa conta com depoimentos de um renomado time de agentes políticos que vivenciaram o histórico momento. Os organizadores reproduzem entrevista concedida pelo sindicalista José Ibrahim (1947-2013), líder da importante greve de Osasco (SP), ao Centro de Memória Sindical, em 2012.

Completam o time (com importante atuação política e sindical em 1968) da histórica publicação: Vital Nolasco, que participou da greve de Contagem (MG); José Dirceu, líder estudantil;  José Luiz Del Roio, jornalista e historiador; João Guilherme Vargas Netto, que ajudou a organizar a Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro; Luiz Gonzaga Belluzzo, economista e professor que comenta o arrocho e a oferta de empregos em 1968; Raimundo Rodrigues Pereira, editor-fundador da revista Veja.

Além de artigos dos jornalistas e pesquisadores José Carlos Ruy e Fernando Damasceno sobre os eventos internacionais de 1968.

Carolina Maria Ruy, coordenadora do Centro de Memória, afirma que “o ano de 1968, foi um dos mais emblemáticos do século 20”. Para ela, “a história, da forma como é abordada na revista, é uma importante ferramenta para compreender o presente da vida política e social, as raízes dos embates ideológicos e os contrastes entre o campo progressista e os projetos retrógrados de poder”.   

Serviço

Lançamento: Revista “1968 e os trabalhadores”

Data: Quinta-feira (30), às 17h30

Local: Hotel Leques Brasil

           Rua São Joaquim, 216 – Liberdade – São Paulo

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.