Martinho da Vila lança livro em São Paulo

Martinho da Vila está na capital paulista para o lançamento de seu 12º livro, O Nascimento do Samba, nesta quarta-feira (16) na Livraria Saraiva, do Shopping Patio Paulista, a partir das 19h30. A ideia de falar sobre o tema surgiu porque “a gente às vezes nem conhece a história da nossa família. Então achei importante dizer como o samba surgiu quem foram os pioneiros. Utilizo de uma maneira bem descontraída, uma família conversando sobre o tema e um dos filhos questionando ‘pai, onde é que nasceu o samba?’”, disse Martinho ao jornal O Globo no lançamento carioca da obra.

Consagrado como um dos principais compositores da música popular brasileira, o sambista nasceu em Duas Barras, interior do Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro de 1938. Seus pais lavradores mudaram para a cidade do Rio em busca de vida melhor. O seu primeiro emprego foi como auxiliar de químico industrial, passando por outras profissões, Martinho foi parar no Exército no qual chegou a ser sargento.

Para alegria de seus milhares de fãs, abandonou o Exército em 1970 para ganhar a vida com sua arte. Começou a ficar conhecido do grande público no 3º Festival da Record em 1967 com o partido alto Menina Moça. No ano seguinte no mesmo festival, concorreria com um dos seus maiores sucessos: Casa de Bamba. No ano seguinte lança seu primeiro LP que levava seu nome, contendo outros grandes hits como O Pequeno Burguês e Quem é do Mar Não Enjoa.

Falta pouco para Martinho da Vila completar 50 anos de carreira, com uma discografia invejável de mais de 40 álbuns, sempre nas paradas. Músicas que nunca saem da memória, como Pra que dinheiro?, Madalena do Jucú, Mulheres, Disritmia, Segure Tudo, Canta Canta Minha Gente, entre muitas outras importantes canções da MPB. O compositor mantém a mesma qualidade em seus 11 livros anteriores. Vale a pena conferir esta obra da literatura infanto-juvenil do sambista. 

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Serviço:

Lançamento: Livraria Saraiva – Shopping Patio Paulista

Rua Treze de Maio, 1.497 – São Paulo

Horário: 19h30

Livro: O Nascimento do Samba, de Martinho da Vila, Editora ZFM, Rio de Janeiro, 2013. Custa: R$ 30,00.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.