Mano Brown e jornalistas ganham Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos

O rapper Mano Brown, os jornalistas Leonardo Moretti Sakamoto e André Caramante e a Instituição de Ensino Educafro – Educação e Cidadania de Afro-descendentes e Carentes – foram os vencedores do XVI Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. A votação ocorreu na reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, presidida pelo deputado , no último dia 06 de novembro.

Os vencedores revelam o espírito do Prêmio, que destaca o trabalho de pessoas e grupos que lutam contra a violência, o preconceito, a corrupção e em defesa da inclusão social e dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O Prêmio, que leva o nome do operário assassinado durante uma greve em 1979, é entregue anualmente a pessoas ou entidades com atuação em defesa dos direitos humanos no Estado.

Menção Honrosa

Os deputados também decidiram por conceder Menção Honrosa à defensora pública Daniela Skromov de Alburquerque, por sua atuação junto aos casos de violação de direitos humanos; à Fundação Criança de São Bernardo e à Casa de David pelo trabalho em defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens; ao Movimento Nacional de Direitos Humanos, em homenagem aos seus 30 anos; ao jornalista Danilo Manha que denuncia mazelas da sociedade; e à Sônia Aparecida dos Santos na luta contra o genocídio da juventude negra e pobre da periferia.

Sessão Solene

Está agendada para o dia 10 de dezembro, às 20 horas, no Plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Sessão Solene para a entrega do XVI Prêmio Santo Dias.

Santo Dias

O metalúrgico Santo Dias da Silva tinha 37 anos quando foi assassinado, na porta da fábrica Sylvânia, na zona sul da capital, com um tiro pelas costas disparado pelo PM Herculano Leonel. Membro da Pastoral Operária de São Paulo, o metalúrgico era membro do comando de greve da categoria e tentava dialogar com policiais para a libertação de companheiros presos durante a paralisação.

Seu corpo foi velado na Igreja da Consolação. No dia 31 de outubro de 1979, 30 mil pessoas saíram às ruas da capital para acompanhar o enterro e protestar contra a morte do líder operário e pelo livre direito de associação sindical e de greve e contra a ditadura.

Premiados em 2012

Cantor Mano Brown, do grupo Racionais MC’s – desenvolve trabalha na periferia em defesa da questão racial, denunciando o genocídio da juventude, negra e pobre da periferia.

. Jornalista Leonardo Moretti Sakamoto – presidente da ONG Repórter Brasil, se dedica à luta contra o trabalho escravo e tráfico de seres humanos.
. Jornalista André Caramante – há mais de treze anos, na área editorial policial. O jornalista teve de sair do país devido a ameaças contra sua vida, após reportagem sobre grupos de extermínio e tráfico.
. Instituição de Ensino Educafro – Educação e Cidadania de Afro-descendentes e Carentes, na pessoa do Frei Davi – atua na área de ensino e inclusão social de jovens afro-descendentes e carentes.

Fonte: Alesp