Livro sobre Lava Jato será lançado nesta quinta às 19h30 pela Expressão Popular

A Lava Jato foi uma operação instruída pelos serviços secretos dos EUA e levada a efeito com amplo apoio, cobertura e cumplicidade da mídia burguesa ou mídia hegemônica em nosso país. Seu propósito, afinal realizado, foi abrir caminho para o golpe de Estado de 2016 e a prisão de Lula em abril de 2018, o que resultou na eleição de Jair Bolsonaro, o Mito da extrema direita tropical.

Além da perseguição a políticos de esquerda, a operação provocou uma devastação econômica, a destruição de multinacionais brasileiras responsáveis pelo desenvolvimento da engenharia nacional, o enfraquecimento da Petrobras e o desemprego de milhões de operários na cadeia de produção da construção e energia, conforme revela o livro que a editora Expressão Popular está lançando nesta quinta-feira (17). Vendida como a maior operação anticorrupção do mundo a Lava Jato terminou seus dias batizada de maior escândalo judicial da história brasileira pelo jornal The New York Times.

Leia a resenha:

A Editora Expressão Popular convida para o lançamento do livro Operação Lava Jato: crime, devastação econômica e perseguição política” (pré-venda!), com a participação de Fausto Augusto Jr, José Sérgio Gabrielli e Antonio Alonso Jr – organizadores do livro, nesta quinta-feira, 17 de junho, às 19h30.

  Assista pelas nossas redes sociais:

Instagram: instagram.com/editoraexpressaopopular
Facebook: fb.com/ed.expressaopopular
Youtubeyoutube.com/expressaopopular

Sobre o livro
Operação Lava Jato: crime, devastação econômica e perseguição política” é um livro extremamente atual e imprescindível para entender, em toda sua amplitude, os efeitos da denominada Operação Lava Jato. Ou seja, o que no início se tratou de uma investigação da Polícia Federal com o objetivo de desmontar os planos de corrupção e lavagem de dinheiro que envolviam a Petrobras, se desenvolveu ao longo de mais de 40 fases de investigação, nas quais apareceram empresas públicas e privadas, diretores, políticos, narcotraficantes e diversos outros personagens espalhados por uma dúzia de países. Ou seja, uma estrutura extensa de corrupção, com implicação institucional e lavagem de dinheiro, e com pelo menos mil indivíduos relacionados e interagindo entre si. No entanto, a direção das investigações tomou um outro rumo: responsabilizar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e impedir a sua candidatura.

Os números que o livro fornece são escandalosos: além da Operação Lava Jato de ter destruído a Petrobras, o setor da construção civil sofreu perdas irreparáveis, congelando a etapa iniciada de crescimento, de estabilidade e saída ao exterior, foram perdidos 3,5 milhões de empregos entre 2014 e 2017. A implantação de novos postos de trabalho – cerca de 3 milhões – foi paralisada. Além disso, e em linha com esses números, o PIB acumulou cifras negativas e o crescimento previsto estagnou. Ao lado disso, o drama causado pela extrema-direita no poder com Jair Bolsonaro em plena pilhagem do Estado. E a sociedade sofrendo os piores flagelos deste neoliberalismo extremo, com uma polícia sem ordem e uma Justiça a serviço do poder.

Sobre os organizadores

  • Fausto Augusto Jr é Coordenador-Técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) da área de Educação e Comunicação.
  • José Sergio Gabrielli de Azevedo é professor aposentado da UFBA, pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep). Ex-presidente da Petrobras (2005-2012).
  • Antonio Alonso Jr é jornalista, coordenou o projeto Memorial da Democracia do Instituto Lula.