Livro sobre a infância roubada pela ditadura é lançado nesta quarta

infancia-roubada-livro

O livro “Infância Roubada: crianças atingidas pela Ditadura no Brasil” será lançado nesta quarta-feira (5) como resultado do ciclo de audiências “Verdade e Infância Roubada” realizadas em maio de 2013 e contém as histórias das mães e filhos de presos políticos, perseguidos e desaparecidos da ditadura. O lançamento acontecerá a partir das 19h na Biblioteca Mário de Andrade com distribuição gratuita do livro aos presentes.

O projeto nasceu da necessidade que a Comissão da Verdade de São Paulo “Rubens Paiva” sentiu de colocar luz sobre a dimensão da violência cometida pela ditadura. Se o inventário de violações de direitos humanos que nos foi legado do regime de 1964 é extenso e profundo, fato é que esse capítulo das violências contra crianças e adolescentes é uma das faces mais perversas desse poder repressor. São crimes contra a humanidade que devem ser apurados com a devida punição dos responsáveis.

Hoje, aquelas crianças são adultos na faixa de 40 ou 50 anos, cujas histórias ainda não haviam sido contadas. Os depoimentos foram marcados por lembranças da prisão, do exílio, do desamparo, de questionamentos em relação às suas identidades, de medo, insegurança, isolamento, solidão e vazio que, em muitos casos, são traumas não superados.

O “Esperamos que esta publicação que o leitor tem em suas mãos contribua para este momento privilegiado de nossa história, no qual a busca pela verdade, memória e justiça em relação ao período da ditadura se torna fundamental para o fortalecimento de nossa incipiente democracia. Só assim poderemos garantir um futuro melhor às novas gerações de crianças e adolescentes de nosso país”, declara Adriano Diogo, presidente da Comissão “Rubens Paiva”.

Serviço

Lançamento do livro “Infância Roubada: crianças atingidas pela Ditadura no Brasil”

Data: Quarta-feira (5)

Horário: 19h

Local: Biblioteca Mário de Andrade

           Rua da Consolação, 94, centro de São Paulo

Fonte: Comissão da Verdade de São Paulo “Rubens Paiva”

Compartilhar: