Livro relata a dedicação de Wilson Furtado pela classe trabalhadora no Brasil

 

“Foi precursor do sindicalismo classista no campo, aliando a luta específica à luta geral por liberdades e introduziu novos temas na agenda dos sindicatos rurais”, argumenta Lourival Gusmão em seu depoimento para o autor do livro. “O mais interessante é que ele era muito bem entendido pelos camponeses, tanto que seu sindicado tinha milhares de sócios em dia”, assegura.

Após a desarticulação pelo exército da Guerrilha do Araguaia, Wilson Furtado ficou meio sumido, mas reapareceu organizando a luta contra a grilagem e pela reforma agrária no Rio Corrente, região de grande violência do latifúndio e das reflorestadoras contra os trabalhadores rurais.

Os diversos depoimentos e a pesquisa realizada pelo autor revelam “as qualidades políticas e pessoais de Wilson Furtado e é um inegável resgate histórico da luta dos trabalhadores sob difíceis condições da falta de liberdade que imperava no país. Sem dúvidas, semear liberdade em tempos de chumbo é uma tarefa heroica que merece ser celebrada nestes tempos de vida democrática como exemplo de fé e coragem”, declara Everaldo.

Ele sempre dizia que “o socialismo é o que importa”, falando sobre vaidades e questões pessoais que devem guardar distância da luta. “Wilson furtado foi um exemplo para todos nós e deixa com sua humildade, o seu nome na história e na luta dos trabalhadores”, afirma o vereador do PCdoB em Itabuna (BA), Aldenes Meira.

Um importante sindicalista classista que a história precisava ser contada e o vereador comunista Everaldo Augusto realizou essa tarefa com qualidade. “personagem central deste livro, Wilson chegou ao final da vida como símbolo do combativo sindicalismo rural baiano e da batalha secular pela reforma agrária”, assinala André Cintra no prefácio da obra. O Livro relata a abnegação de Wilson Furtado em organizar a classe trabalhadora para estudar e compreender as vicissitudes do capital e assim lutar melhor para construir a nova sociedade, o socialismo.

A aquisição do livro pode ser feita através de solicitações no endereço eletrônico do autor: [email protected]

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.