Livro “Racismo: Cotas e Ações Afirmativas” será lançado nesta terça (18) em SP

O que pensam sobre as relações étnico-raciais no Brasil personalidades como os presidentes Lula e José Sarney; o cantor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil; a jornalista Miriam Leitão; o rapper Rappin Hood; o líder do Movimento Nacional da População de Rua, Anderson Miranda e a yalorixá Mãe Estella de Oxóssi?

O jornalista e cartunista Maurício Pestana reuniu em um livro 46 das entrevistas exclusivas que fez com personalidades públicas e formadores de opinião. As matérias foram publicadas, entre 2007 e 2013, nas “Páginas Pretas” da revista Raça Brasil, onde atuou como Editor e Diretor Executivo. Agora, estão nas páginas do livro “Racismo: Cotas e Ações Afirmativas”, que será lançado em São Paulo nesta terça-feira, 18 de novembro.

Todos os entrevistados, negros e brancos, entre eles personalidades estrangeiras, foram desafiados a fazer suas reflexões, além de contarem suas histórias e experiências pessoais com o racismo, com a polêmica da adoção das cotas raciais nas universidades e a aplicação de políticas de ações afirmativas num país que tem a segunda maior população negra do mundo.

Pestana diz que o que motivou a obra é que ela traz à tona grandes reflexões sobre uma problemática importante, central e necessária para a promoção da igualdade racial. “Traduzir, a partir do ângulo de quem vive, sente ou de quem não sente propriamente na pele o racismo, mas o enxerga tentando compreender e construir estratégias de enfrentamento. É, sem dúvida, uma alternativa eficaz para melhor compreender o perfil das desigualdades”, afirma.

RacismoLivro

Lançamento com Sessão de Autógrafos

Local: Livraria da Vila
Endereço: Avenida Higienópolis, 618 – Shop. Higienópolis
Hora: 18:30
Entrada: Grátis
Preço do Livro: R$ 40

Da Secretaria Municipal da Promoção da Igualdade Racial do Município de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.