Com bateria e passistas, II Mostra das Bandas de Carnaval de Rua de SP será aberta nesta 5ª feira

A Estação do Metrô República será palco a partir desta quinta-feira (09), da II Mostra das Bandas Pioneiras do Carnaval de Rua de São Paulo. A festa de abertura da Exposição será das 17h às 20h, no mezanino C da estação, com a presença de bateria carnavalesca, passistas, puxador de samba e banda executando marchinhas de carnaval e os enredos de cada um dos blocos expostos na mostra.

Realizada pela Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo (ABASP), a exposição promete superar o sucesso da primeira, realizada em 2016. Este ano, com apoio do Metrô de São Paulo, Sindicato dos Metroviários e demais entidades, além de patrocínio do Sindicato dos Eletricitários SP, a mostra poderá ser vista na Estação República do Metrô.

banda trem eletrico2

De 09 a 28 de fevereiro serão expostos em espaço reservado dentro das dependências da estação (Mezanino), ao lado do acesso à linha 4 Amarela, 16 painéis contendo fotos e informações sobre a trajetória de cada um dos blocos pioneiros do carnaval de rua. Alguns blocos desfilam em São Paulo desde os anos 50, já outros contabilizam com alegria, mais de 30 e 40 anos de carnaval nas ruas da capital paulistana.

“São anos gloriosos nos quais, independente de haver estrutura ou não, apoio ou não nós colocávamos nossos blocos na rua, na maioria das vezes, com apoio da própria comunidade, amigos e família, ou seja, o objetivo era promover, animar, proporcionar uma festa da qual todos pudessem participar”, lembra Candinho Neto, presidente da ABASP.

Candinho garante que a intenção e o objetivo de todos os blocos que levam seu carnaval às ruas continua o mesmo. “Continuamos como antes, a diferença é que agora as pessoas passaram a enxergar o carnaval de rua como a grande festa que é, e passaram a reconhecer a importância que ela sempre teve. Temos orgulho de ter começado tudo isso”, conclui o sambista.

desfile2

Entre as bandas pioneiras está a Banda do Trem Elétrico, o Bloco dos Metroviários e Amigos. Fundada em 06 de fevereiro de 1984 por metroviários e amigos que decidiram assumir o compromisso de levar ao povo paulistano a alegria da categoria metroviária, a banda é presidido pelo dirigente da CTB e diretor Jurídico do Sindicato, Flávio Godoi.

Todos os anos o Bloco parte da rua Augusta pelas ruas da cidade de São Paulo rumo à região central acompanhada por uma multidão que desce a rua Consolação ao som de uma bateria de escola de samba e muita animação.

“Proporcionamos todos os anos essa brincadeira para a população com o objetivo resgatar e manter a essência do verdadeiro carnaval de rua, com muita responsabilidade e informação, já que sempre prestamos uma homenagem”, ressaltou o presidente da Banda.

corte

Serviço: 

II Mostra das Bandas Pioneiras do Carnaval de Rua de SP

Metrô República – Mezanino C – espaço ao lado do acesso à Linha 4 Amarela.

Lançamento nesta quinta-feira, (09), a partir das 17h

Período da Mostra: de 09 a 28 de fevereiro (dentro do horário de funcionamento do metrô).

Portal CTB 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.