Jobim e Lennon unidos pelo propósito de mudar o mundo

 

Nesse dia dois dos maiores músicos que o planeta conheceu perderam a vida. Primeiro foi John Lennon, assassinado em 1980, aos 40 anos, próximo à sua residência em Nova Iorque após dar autógrafo ao seu algoz, que lhe desferiu cinco tiros acertando quatro. 

Catorze anos depois, no mesmo dia, morria Tom Jobim, com 67 anos. Considerado por muitos como o maior músico do planeta, o maestro soberano da música popular brasileira sintetizou a bossa nova e lhe deu contornos avançados e elevou o patamar da MPB. 

Tanto Lennon quanto Jobim levaram a vida com a delicadeza de artistas populares e voltados para o bem da humanidade e combateram as infâmias que se interpunham nos caminhos da vida boa para todos com liberdade, respeito à dignidade humana e muita paz.

O maior ídolo pop do século 20, liderando os Beatles, universalizou o rock e conquistou o mundo. Mas também cultivou ódio de alguns por suas posições políticas em defesa da paz e da justiça social.

lennon-beaels-musica-culura-rock

Jobim foi voz contra a ditadura civil-militar implantada no Brasil em 1964 e produziu algumas das canções brasileiras mais tocadas no mundo. Tornou-se o principal sintetizador da bossa nova, movimento que revolucionou a MPB em fins dos anos 1950. Foi gravado até pelo cantor norte-americano Frank Sinatra, entre muitos outros.

A arte dos dois permanece viva nos corações e mentes dos jovens de todas as idades que apreciam a boa música e vivem sem preconceitos e discriminações. As músicas dos dois sozinha não mudam o mundo, mas que ajudam, ajudam! Duas perdas irreparáveis.

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

VÍDEOS DE MÚSICAS:

Águas de Março (Tom Jobim)

{youtube width=”600″ height=”400″}srfP2JlH6ls{/youtube}

Woman (John Lennon)

{youtube width=”600″ height=”400″}f-x1FsvOAz4{/youtube}

Eu Te Amo (Tom Jobim/Chico Buarque)

{youtube width=”600″ height=”400″}0W4AOeUVqwI{/youtube}

Happy Xmas/War Is Over (John Lennon)

{youtube width=”600″ height=”400″}yN4Uu0OlmTg{/youtube}

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.