Inhotim, em MG, é considerado o maior museu a céu aberto do mundo

Considerado pelos organizadores o maior museu a céu aberto do mundo o Museu de Inhotim fica na cidade de Brumadinho, cidade mineira a 60 quilômetros de Belo Horizonte. Instalado em uma antiga fazenda, o espaço reúne cerca de 500 obras de mais de cem artistas. Em cartaz, a arte produzida internacionalmente a partir dos anos 60, reunindo pintura, escultura, desenho, fotografia e vídeo.
Espalhado por uma área de 400 hectares, o Jardim Botânico do Instituto Inhotim abriga mata nativa e coleções botânicas, além de cinco lagos ornamentais.

Mais de quatro mil espécies de plantas são cultivadas por ali, com destaque para as palmeiras, as orquídeas e os copos-de-leite. Inhotim foi apresentado pela primeira vez ao público em setembro de 2004 e, no ano seguinte, iniciou uma agenda de visitas para atender à rede escolar da região de Brumadinho e a grupos específicos. Em 2006, a instituição abriu as portas para visitas em dias regulares, sem a necessidade de agendamento prévio.

O acervo do museu foi se formando a partir de 1980, com foco na arte produzida internacionalmente a partir dos anos 1960. Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e estrangeiros são exibidos em galerias espalhadas pelo Parque Ambiental do instituto que abriga o museu.

“O Instituto Inhotim abriga um complexo museológico com uma série de pavilhões e galerias com obras de arte e esculturas expostas ao ar livre. O surgimento do Inhotim no cenário das instituições culturais brasileiras tem como marca, desde o início, a missão de criar um acervo artístico e de definir estratégias museológicas que possibilitem o acesso da comunidade aos bens culturais. Nesse sentido, trata-se de aproximar o público de um relevante conjunto de obras, produzidas por artistas de diferentes partes do mundo, refletindo de forma atual sobre as questões da contemporaneidade”, afirmam os organizadores do espaço.

inhotim-banco2

As galerias permanentes foram desenvolvidas especificamente para receber obras de Tunga, Cildo Meireles, Adriana Varejão, Doris Salcedo, Victor Grippo, Matthew Barney, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares, Janet Cardiff & Gerorge Miller e Doug Aitcken. As galerias temporárias – Lago, Fonte, Praça e Mata – têm cerca de 1 mil m² cada uma e contam todas elas com o mesmo tipo de arquitetura, com grande vãos que permitem aproveitamento versátil dos espaços para apresentação de obras de vídeo, instalação, pintura, escultura, entre outras formas artísticas.

Conheça melhor no portal www.inhotim.org.br.

Portal CTB com informações do portal do Inhotim

Serviço:

Museu Inhotim

Rua B, 20, Brumadinho, MG

Terça-feira (exceto feriado): entrada gratuita
Quarta e quinta-feira: R$ 20
Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 28 (a partir de fevereiro passará a custar R$ 30)
Fechado às segundas-feiras.