Greve Geral chega ao Cine Bijou, em São Paulo, neste sábado (16)

O famoso Cineclube Bijou, na Praça Roosevelt, 184, centro de São Paulo, apresenta o documentário 1917: a Greve Geral, de Calos Pronzato,às 15h. O filme trata da primeira greve geral ocorrida no Brasil há 100 anos.

Essa greve geral, se deu basicamente em São Paulo e no Rio de Janeiro por onde a industrialização se acelerava. Sob liderança anarquista – fortes no movimento sindical naquele ano -, a greve se agiganta com o assassinato do sapateiro espanhol José Martinez, de apenas 21 anos.

O mundo era sacudido por uma guerra e grave crise e os efeitos do que acontecia na Rússia, que culminou com a primeira revolução socialista do planeta, também em 1917.

Leia mais

Filme reflete sobre a primeira greve geral do Brasil ocorrida em 1917, ano da Revolução Russa

“O auge deste período foi a greve geral de julho de 1917, que paralisou a cidade de São Paulo durante vários dias. Os trabalhadores em greve exigiam aumento de salário. O comércio fechou, os transportes pararam e o governo impotente não conseguiu dominar o movimento pela força. Os grevistas tomaram conta da cidade por trinta dias”, conta o historiador Hermínio Linhares em seu livro “Contribuição à história das lutas operárias no Brasil”.

Já Pronzato diz que o documentário ganha em importância devido à conjuntura que o Brasil vive e se faz necessário refletir sobre a nossa realidade presente aprendendo com os acontecimentos do passado.

“Não tenho como objetivo construir peças de museus, mas filmes que deem voz aos que são marginalizados ou rejeitados pela história oficial”, diz Pronzato. “Uso a plataforma audiovisual com temas sociopolíticos juntamente com materiais históricos para que não percam a vigência”.

O documentário teve diversas pré-estreias em algumas capitais do pais. Já o lançamento oficial aconteceu no Rio de Janeiro no dia 7 de dezembro na Sede da OAB, em evento promovido pelo jornal Tribuna da Imprensa Sindical e o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB. Na ocasião, o diretor do filme levou o prêmio Destaque Sindical Liberdade de Imprensa.

Serviço:

O que: 1917: a Greve Geral, de Calos Pronzato

Onde: Cine Bijou (Praça Roosevelt, 184, centro de São Paulo)

Quando: Sábado (16), 15h

Quanto: Grátis

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.