Governo estuda criar agência de regulação da mídia

O segundo mandato do governo da presidenta Dilma Rousseff estuda criar uma agência reguladora para a mídia, semelhante à que há em Portugal. A informação foi publicada nesta sexta-feira (2), no jornal Folha de S.Paulo.

Ricardo Berzoini foi nomeado ministro das ComunicaçõesRicardo Berzoini foi nomeado ministro das Comunicações Modelo seria o mesmo usado em Portugal, onde o órgão de regulação tem poder para aplicar medidas administrativas, como multas ou advertências, a meios de comunicação em casos de denúncias de desvios éticos.

Avançar da regulação

O sociólogo Emir Sader, em entrevista à Rede Brasil Atual, considera que a nomeação de Ricardo Berzoini para o Ministério das Comunicações foi uma das mais importantes do segundo mandato de Dilma.

“Berzoini é uma pessoa frontalmente comprometida com a democratização dos meios de comunicação. O que é positivo”, disse Sader. Ele destacou que o processo de democratização foi interrompido desde 2002, o que representou um atraso para o Brasil. “Quase perdemos o processo político brasileiro por ter perdido a opinião pública, por não ter democratizado os meios de comunicação. O governo triunfou por força de suas políticas sociais”, ressaltou.

Sader enfatizou que o desafio do segundo mandato de Dilma será fortalecer os meios de comunicação públicos e alternativos, pôr fim aos oligopólios e garantir que parlamentares não sejam proprietários de meios de comunicação.

Fonte: Portal Vermelho com informações da Rede Brasil Atual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.