Globo faz coro com bolsonaristas e Lava Jato nas críticas à lei sobre abuso de autoridade

Linha auxiliar das ilegalidades cometidas por Sergio Moro e Deltan Dallagnol – como a divulgação da conversa gravada ilegalmente entre os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff -, Globo destaca críticas ao projeto aprovado na Câmara para coibir abusos em investigações judiciais.

Além das esperadas reações contrárias do governos Jair Bolsonaro, da milícia bolsonarista nas redes sociais, da bancada da bala e da Lava Jato, a Globo está usando seus veículos de comunicação e comentaristas para demonstrar a insatisfação com a aprovação do texto-base do projeto de lei sobre a regulamentação do abuso de autoridade – chamada Lei Cancellier, em homenagem ao reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier, que se suicidou 18 dias após ser preso sem provas pela força-tarefa.

Principal porta-voz político da família Marinho, o jornal O Globo em sua versão impressa chamou de “reação do Congresso”: “Câmara aprova projeto que pune abuso de autoridade”, diz a manchete.

Na versão online, a explicação do impresso ganha destaque principal com a chamada: “Entenda, em cinco pontos, por que o projeto de abuso de autoridade tem a Lava-Jato como alvo”, na linha logo abaixo o recado é dado a Bolsonaro. “Texto aprovado na Câmara opõe políticos e investigadores da operação e vai à sanção presidencial, com direito a veto”.

No jornal do grupo de comunicação, que foi cúmplice de Sérgio Moro em vários abusos da Lava Jato – como a divulgação de áudios ilegais entre a ex-presidenta Dilma Rousseff com o ex-presidente Lula -, o ministro da Justiça e ex-juiz ganha destaque na coluna da jornalista Bela Megale.

“O Projeto de Lei de abuso de autoridade será examinado pelo Governo. Ninguém é a favor de abusos, mas o projeto precisa ser bem analisado para verificar se não pode prejudicar a atuação regular de juízes, procuradores e policiais”, diz Moro na coluna.

Rádio CBN
Na rádio CBN, que pertence ao sistema Globo de Rádio, o principal destaque do site é que “após aprovação relâmpago”, o “meio jurídico reage contra PL do abuso de autoridade”.

A rádio destaca ainda o comentário de Merval Pereira, uma espécie de garoto de recados dos Marinho, dizendo que a “legislação passa a ser instrumento de bloqueio para ação de investigadores”.

No site globo.com, principal vitrine do grupo, o destaque é para Moro, que “avaliará se lei sobre abuso prejudica juízes”. Na GloboNews, a orientação é para que os comentários sejam sempre críticos ao projeto aprovado na Câmara.

Por Plinio Teodoro

Fonte: Revista Fórum