Fórum de Governança da Internet em João Pessoa abre com presença de fundador da Internet; assista

Aproximadamente 5 mil pessoas se encontram a partir desta terça-feira (10) no Fórum de Governança da Internet (IGF), em João Pessoa, para discutir o papel da rede mundial de computadores na Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030 da ONU. O evento vai até a sexta-feira (13). Entre dezenas de representantes de diferentes governos nacionais, o encontro terá a presença de figuras como Lenni Montiel, secretário-geral das Nações Unidas para o Desenvolvimento Econômico, o ministro das Comunicações brasileiro, André Figueiredo, e até mesmo o fundador da Internet, Vinton Cerf.

O evento está sendo transmitido integralmente em tempo real pelo YouTube, através de seu canal oficial. Você acessá-lo CLICANDO AQUI. Alternativamente, é possível assistir ao evento pelo webcast oferecido.

Este é décimo encontro do tipo, mas o primeiro a ser sediado depois da aprovação da nova agenda de desenvolvimento da ONU. Entre as metas estabelecidas pelo documento, encontra-se o objetivo de “aumentar significativamente o acesso à informação e à tecnologia da informação, e lutar pelo provimento universal e acessível da Internet nos países menos desenvolvidos até 2020”, cujas implicações iriam do setor educacional até a própria segurança alimentar.

O tema do IGF deste ano é “Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável”, em consequência tanto da agenda recém-aprovada quando pela iminência da realização da cúpula mundial de discussões sobre o clima, a COP-21. Entre os debatedores, assuntos como segurança de dados, economia digital, transparência, diversidade e defesa dos direitos humanos serão discutidos nas diferentes experiências internacionais, desde países com controle restritivo das comunicações, como a China, até nações com liberdade de expressão garantida, como o Brasil.

Apesar de não ter poder de vinculação legal em suas declarações, o IGF tem um papel fundamental no desenho da Internet atualmente. Desde 2006, quando foi fundado, o Fórum contribui com a formação de consensos e lideranças nos assuntos da rede, traçando a rota para negociações multilaterais e regulações internacionais. No Brasil, por exemplo, o encontro teve um papel ativo na orientação do Marco Civil da Internet, cujo texto final manteve-se fiel aos princípios da neutralidade por atuação de autoridades avalizadas pelo encontro.

A Assembleia Geral da ONU considera atualmente estender a representatividade do Fórum de Governança da Internet para dentro da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS), o encontro mais importante sobre o tema das tecnologias da comunicação em instância mundial. A próxima edição do WSIS acontecerá em Genebra, na Suíça, em maio do ano que vem.

Com informações do IGF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.