Fortalecer a comunicação sindical é o tom da abertura do encontro da CTB

O fortalecimento da comunicação sindical para melhorar a ação das entidades e ajudar a mudar o Brasil marcou os debates na abertura do 4º Encontro Nacional de Comunicação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Mais de 240 pessoas, entre sindicalistas e profissionais de comunicação, participam do evento que acontece até o domingo (26), no Hotel Portobello, em Ondina, na orla de Salvador.

Ao abrir o encontro, o presidente nacional da CTB, o baiano Adilson Araújo, destacou que enfrentamos um sistema poderoso na disputa pela hegemonia de ideias e valores na sociedade. “Precisamos aprofundar o conhecimento sobre essas novas tecnologias e usá-las da melhor forma, visando falar para a classe trabalhadora e a sociedade. É importante atuarmos junto ao governo Lula para fortalecer a mídia alternativa, chamada de blogosfera. Nossos sindicatos precisam investir e profissionalizar mais a comunicação. A disputa é sobre o projeto de Nação que queremos, baseado em um novo projeto nacional de desenvolvimento, com a valorização do trabalho”, pontuou.

Presidenta da CTB Bahia, anfitriã do encontro, Rosa de Souza enfatizou que o sindicalismo tem uma missão importante na reconstrução do Brasil. “Vivemos um momento de boas expectativas com o governo Lula. Mas, não será fácil. A direita vai querer prejudicar esse projeto que ajudamos a ser vitorioso nas eleições. A comunicação dos sindicatos jogará papel importante na luta de ideias e contra as mentiras que são espalhadas na sociedade. Que esse encontro ajude os nossos dirigentes e sindicatos a fazerem a comunicação que transforma”, destacou.

Representando o PSB, Everaldo Braga defendeu que os sindicatos devem conhecer e usar melhor as novas tecnologias para se aproximar das bases. “Mas sem perder a essência do trabalho de base, para entendermos melhor os anseios das nossas categorias. O movimento precisa se reinventar no mundo atual”, afirmou.

Chegar ao campo, comunicar melhor

A voz das trabalhadoras e trabalhadores rurais ecoou na fala de Vânia Marques. “Temos o grande desafio de melhorar a comunicação sindical na zona rural, que tem mais dificuldades do que a periferia para usar essas novas tecnologias. A voz da CTB precisa chegar bem ao campo”, defendeu, pedindo apoio para a Marcha das Margaridas, que acontecerá em agosto, na capital federal.

Convidado para o encontro, o secretário-adjunto de Comunicação da CUT, Admirson “Greg” lembrou o momento bom, mas adverso. “Temos um governo popular, mas um Congresso conservador e uma sociedade polarizada. A luta será grande, especialmente na área de comunicação, que deve ajudar a fortalecer a unidade da esquerda. É importante articularmos melhor as redes de comunicação sindical”, frisou.

Vereador do PCdoB e presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos destacou a luta para transmitir os valores do campo popular. “Temos que disputar os valores que predominam em nossa sociedade. É investir mais no setor e se comunicar melhor, nas redes, nas ruas e nas bases. Assim, poderemos ganhar mais pessoas para nossas ideias”, enfatizou.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Moacy Neves, é preciso ter coragem para superar os obstáculos que impedem um melhor trabalho de comunicação sindical. “É não ver comunicação como gasto, mas como pilar essencial das transformações que queremos. O trabalho não é só informar. É transformar. Para isso, temos que nos transformar. É importante, também, os dirigentes melhorarem a relação política e profissional com seus jornalistas e trabalhadores do setor”, pontuou.

Secretarias da CTB

Finalizam a abertura dos trabalhos a secretária de Imprensa da CTB Bahia, Ivanilda Brito, o secretário de Imprensa e Comunicação da CTB Nacional, Anderson Guahy. “É fundamental aprimorarmos o modelo de comunicação sindical e fazer o governo Lula fortalecer a comunicação popular. Nosso trabalho é ampliar a conscientização dos trabalhadores para entender a realidade e transformá-la. Esse encontro é a construção coletiva da comunicação da CTB para unificar nosso discurso e nossas ações, nas redes e nas ruas”, disse Ivanilda.

Anderson Guahy reforçou a importância da construção da rede nacional de comunicação da CTB. “É garantir as ideias centrais e pensar como usar as ferramentas e tecnologias observando os perfis e os anseios de cada categoria. Vamos buscar integrar mais os compartilhamentos dos nossos conteúdos. Esse encontro deve ajustar nossas ações”, destacou. Informações da CTB-BA.

Confira aqui todas as fotos do evento.