Festival de cinema destaca produções latino-americanas

Com entrada franca, 5º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo apresenta 137 títulos

De 12 a 18 de julho, acontece o 5º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (Festlatino). A sessão de abertura do evento será no dia 12, às 21h, com o filme “Água Fria do Mar”, de Paz Fábrega, no Memorial da América Latina.

O festival tem como objetivo divulgar e discutir a singularidade estética da cinematografia recente e histórica da América Latina. Nesta edição, serão exibidos 137 filmes, sendo a maioria inédita no circuito comercial, representando 15 países.

As projeções têm entrada franca no Memorial da América Latina, Cinesesc, Sala Cinemateca, Museu da Imagem e do Som e Cinusp “Paulo Emílio”. Além dos filmes, haverá debates, oficinas e palestras sobre a história e a situação recente da cinematografia latino-americana.

Destaques

Nesta edição, será homenageado o brasileiro João Batista de Andrade, que realizou “O Homem Que Virou Suco” (1980), eleito melhor filme no Festival de Moscou, e um dos idealizadores do Festlatino. Também receberá homenagem o cineasta argentino Marcelo Piñeyro, diretor de “O Que Você Faria?” (“El Método”, 2005), “Kamchatka” (2002) e “Plata Quemada” (2000), que ganha mostra retrospectiva e vem ao festival apresentar seu mais novo filme “Las Viudas de Los Jueves” (2009), inédito no Brasil.

O festival também traz a mostra Contemporâneos – que reúne a nova safra da cinematografia latino-americana, destacando a primeira exibição no Brasil de “Dois Irmãos” (Daniel Burman, Argentina), “Hiroshima” (Pablo Stoll, Uruguai), “Memórias do Desenvolvimento” (Miguel Coyula, Cuba/EUA), “Zona Sul” (Juan Carlos Valdivia, Bolívia), “Impulso” (Mateo Herrera, Equador), “Mente” (Rafi Mercado, Porto Rico), “Paraíso” (Hector Galvez, Peru), “Noturno de Bachelard” (José Eduardo Alcázar, Paraguai), “Quebra-Cabeças” (Natalia Smirnoff, Argentina) e “Juntos” (Nicolás Pereda, México).

Já a Retrospectiva Consolidação da Retomada apresenta 20 títulos do período de 2000 a 2009, quando a qualidade do cinema contemporâneo da região tornou-se definitivamente reconhecida. Na lista estão “Nove Rainhas” e “O Pântano” (ambos de 2000); “E Sua Mãe Também” e “O Filho da Noiva” (2001); “Cidade de Deus” e “Do Outro Lado da Lei” (2002); “Diários de Motocicleta” e “Whisky” (2003); “Abraço Partido” e “Machuca” (2004); “A Aura” e “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005); “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” e “A Que Distância” (2006); “O Banheiro do Papa” e “XXY” (2007); “A Babá” e “Gasolina” (2008); “Gigante” e “A Teta Assustada” (2009).

Haverá ainda uma programação especial sobre os 200 anos de independência da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela, além de uma competição de produções de escolas de cinema.

Realizado pelo Memorial da América Latina, o Festlatino conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e é organizado pela Associação do Audiovisual.

A programação completa do Festlatino pode ser acessada no endereço eletrônico www.festlatinosp.com.br/2010/index.php/programacao

Serviço:

5º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo