Festival de cinema mostra a América Latina nas telonas de São Paulo

 

A nona edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo apresenta gratuitamente em locais espalhados pela capital paulista 114 produções de 16 países. Além de prestar homenagem ao brasileiro Silvio Tendler, às atrizes Martina Gusmán (argentina) e Leandra Leal (brasileira) e ao argentino Pablo Trapero, com as principais obras de suas carreiras.

Criado em 2006, o festival tinha “a proposta de se tornar uma contribuição à consolidação do papel protagonista que a cinematografia da América Latina então experimentava, tendo por foco a troca de informações para possíveis ações conjuntas no sentido de consolidar a produção audiovisual da região”, defende João Batista de Andrade, cineasta. E conseguiu.

Para Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura de São Paulo, “mais do que nunca, o Brasil precisa enxergar a si próprio como parte da América Latina. Este é um momento no qual o continente se afirma pela democracia vibrante, pela redução da desigualdade, pela soberania dos países, pela diversidade cultural imensa”.

Também faz parte da programação deste ano o Docs Musicais América Latina com obras sobre os  cantores Elza Soares, Mercedes Sosa, Silvio Rodríguez, Violeta Parra, Tom Zé, entre outros. Também serão apresentados curtas na Mostra Escolas de Cinema CIBA-CILECT e de filmes mudos latino-americanos, além de seminários durante o festival.

Entre as películas há temas contundentes do mundo contemporâneo como na obra do diretor Sergio Briones (Bolívia/Equador), “Conto sem fadas” (2014) onde a pedofilia é o tema principal. O brasileiro “Anna k.” (2014), de José Roberto Aguilar, traz para a telona mais uma vez o clássico “Anna Karenina”, do russo Liev Tolstói. Também há o filme guatemalteco “Onde nasce o sol” (2013), dirigido por Elías Jiménez Trachtemberg e a produção costarriquenha e venezuelana “Princesas Vermelhas” (2013), com direção de Laura Astorga Carrera.

ANNA-K-Leona-Cavali

A atriz Leona Cavalli em cena do brasileiro “Anna k.”

Programa imperdível para qualquer cinéfilo que deseja fugir um pouco dos filmes comerciais de Hollywood. Tudo isso sem pagar nada é bom demais.

Confira a programação aqui

Mais informações pelo site oficial do evento

Locais de exibição:

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 ­
Portões 2 e 5 – Barra Funda
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
CINESESC
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Sala Paulo Emílio e Sala Lima Barreto
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE
Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha
CINE OLIDO
Avenida São João, 473 – Centro
CENTRO CULTURAL PENHA
Largo do Rosário, 20 – Penha
CINECLUBE LATINO­AMERICANO
Memorial da América Latina
Av. Auro S. de Moura Andrade, 664 Portão 8 ­ Barra Funda
CEU CASA BLANCA
Rua João Damasceno, 85 – Vila das Belezas
CEU PÊRA MARMELO
Rua Pêra Marmelo, 226 – Jaraguá
CEU INÁCIO MONTEIRO
Rua Barão Barroso do Amazonas, s/nº – Cidade Tiradentes
CEU CAPÃO REDONDO – BIBLIOTECA
Rua Daniel Gran, s/nº – Capão Redondo

Portal CTB com site do festival

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.