Festival Brasília de Cultura Popular

Chega mais uma vez o Festival Brasília de Cultura Popular enchendo de imaginação a cidade concreta, de figuras do mais moderno folclore brasileiro que compõe o Mito do Calango Voador.

Em sua 6º Edição, o festejo que foi criado pelo grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro para comemorar o nascimento do filho do Sol e da Terra, o Calango Voador, vem para mostrar ao seu povo e ao país a verdadeira vocação de Brasília, a de uma cidade nascida para a invenção e a utopia, guardiã da diversidade cultural brasileira.

O Festival

Há cinco anos, acontecia no Planalto Central o primeiro Festival  Brasília de Cultura Popular. Montado debaixo de uma tenda de circo e com duração de uma noite, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF), Maracatu Estrela Estrela Brilhante (PE) e o Moçambique Santa Efigênia (MG) festejam o aniversário do Calango Voador, figura fantástica símbolo do cerrado brasiliense. Começa a história de um tradicional festejo da cultura popular candanga. Um grande encontro de brincantes, que reúne na Capital  Federal  manifestações modernas e tradicionais da nossa cultura!

No segundo ano de realização em 2006, o Festival ganha mais um dia de festa, mais estrutura e um grande público nos gramados da Funarte. No final de 2007, o Festival Brasília de Cultura Popular recebeu além de importantes grupos da cultura popular tradicional brasileira, um convidado especial, o africano Petit Mamady Keita representando os tambores da nossa mãe África.

O Festival foi contemplado com o Prêmio Cultura Populares – Mestre Duda 100  anos de Frevo, concedido pela Secretaria de Identidade e  Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, por sua importância  para Brasília e pela abertura de mais um espaço completamente  voltado para a cultura e para o imaginário popular. Em 2008, o IV Festival Brasília de Cultura Popular volta a se firma na Funarte com quatro dias de apresentações, oficinas e feira cultural. Nesse ano proporcionou o encontro inédito de dois grandes afoxés brasileiros Os Filhos de Gandhy da Bahia e o Alafin Oyó do Pernambuco.

No ano seguinte, com o mesmo corpo, o encontro tem o maior número de manifestações populares em um mesmo espaço consolidando-se  como o maior festejo da cultura popular de Brasília com grupos de música e dança, mamulengueiros, palhaços, malabaristas, artesãos, cozinheiras populares, grupos tradicionais  nacionais e internacionais.

E agora, a capital mais uma vez se prepara para festejar A NOITE QUE NASCEU O CALANGO VOADOR!!! Em 2010, o Festival Brasília de Cultura Popular chega a sua sexta edição e traz em sua programação  Oficinas, Troca de Saberes, Tenderê, Feira Cultural e várias apresentações culturais! Fortalecendo assim uma rede criada e bordada  com diversos movimentos culturais do Brasil, que oferece a sua  Capital uma moderna tradição cultural!!!

Programação:

Sábado – 11 de setembro

15h  – Tenderê: Família Vagamundi (BA)

17h – Mamulengo Presepada (DF)

18h – Boi do Seu Teodoro (DF)

19h – Caboclinho 7 Flexas (PE)

20h – Pé de Cerrado (DF)

21h  -Redandá (SP)

22h – Chegada do Calango

23h – Jongo da Serrinha (RJ)

0h  -Terno Quente (PE) convida Alessandra Leão

Sergio Cassiano, Mauricio Alves, Helder Vasconcelos (Mestre Ambrósio)

Domingo – 12 de setembro

15h Tenderê: Família Vagamundi (BA) e Pé de Jasmim (CE)

16h Cia. Fluxo (DF)

17h Cacuriá Filha Herdeira (DF)

18h Renata Rosa (PE)

19h Jongo da Serrinha (RJ)

20h Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF)

Fonte: www.seuestrelo.art.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.