Fernando Morais dedica prêmio literário aos 5 Cubanos

O escritor brasileiro Fernando Morais, autor do livro “Os últimos soldados da Guerra Fria”, dedicou no último sábado (14) o Prêmio Brasília de Literatura na categoria de “Reportagem” para os Cinco cubanos, presos injustamente nos Estados Unidos e personagens centrais do livro.

“Dedico este prêmio aos cinco cubanos presos nos EUA, que são os personagens do livro”, disse Morais ao receber o prêmio na cerimônia de abertura da 1ª Bienal Brasil de Livros e da Leitura, em Brasília, na Esplanada dos Ministérios.

Em declarações à Agência Prensa Latina, Morais observou que este prêmio é uma honra especial, uma vez que recebe com o trabalho que narra o trabalho de Antônio Guerrero, Fernando Gonzalez, Ramon Labañino, René Gonzalez e Gerardo Hernandez, nos Estados Unidos, que consiste de alerta de Cuba a atos terroristas pelos grupos extremistas cubanos, com base na Flórida.

Ele também ressaltou que o reconhecimento irá permitir maior difusão no Brasil da injustiça cometida contra os Cinco, como são conhecidos em todo o mundo, e a necessidade de aumentar a pressão para sua liberação e para permitir que voltem para Cuba.

“Os últimos soldados da Guerra Fria” é uma denuncia contra o processo judicial imposto contra o terrorismo, que foram presos injustamente faz quase 14 anos em os EUA por combater o terrorismo. Lançado em agosto de 2011, o livro de Morais passou várias semanas entre os mais vendidos na América do Sul, permitiu uma pequena quebra silêncio da mídia sobre esta nação e permitiu que os brasileiros tenham melhor conhecimento do caso.

Adriana Perez, esposa de Gerardo Hernández, e Aili Labañino, filha mais velha de Ramon, que estão em Brasília, e o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora, felicitaram o escritor brasileiro pelo prêmio e pelo seu gesto em prol dos Cinco lutadores contra o terrorismo.

Fonte: Agência Prensa Latina
Tradução: Síntese Cubana


Leia também: Washington terá cinco dias de protestos pela libertação dos 5 Cubanos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.