Exposição “Este Jornal Também é Uma Piada” traz charges do período da ditadura militar

A mostra “Este Jornal Também É Uma Piada” chega ao Museu da Língua Portuguesa. Com 17 obras selecionadas pelo curador Raphael Ramos da Costa Fioranelli, a exposição é composta pelo acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que surgiu naquele período como forma de protesto, fruto de uma ação de vários artistas na década de 1970. São charges e tiras inusitadas que buscam produzir uma reflexão bem humorada desses anos marcados pela censura, por desaparecimentos – muitos ainda sem explicações – e arbitrariedades.

Para o cientista político e presidente do Conselho Consultivo do Salão de Humor de Piracicaba, Adolpho Queiroz, ele aparece como uma demonstração de descontentamento da sociedade brasileira com os rumos que o novo governo estava tomando. “O Salão surgiu em 1974 na perspectiva do restabelecimento das eleições diretas no Brasil. Foi a primeira mostra coletiva de humor gráfico no país. De lá para cá, em seus 41 anos, é visitado anualmente por 200 mil pessoas e dele participam 70 países. É o mais antigo do mundo neste gênero”, diz.

charges2

A mostra é uma edição especial da exposição “Esta Sala é Uma Piada”, que acontece há alguns anos no Museu da Língua Portuguesa, sempre no mês de dezembro, em parceria com a Secretaria de Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba.

“Este Jornal Também É Uma Piada” não traz apenas as obras do Salão de Humor. O Núcleo de Educadores do Museu da Língua Portuguesa recriou a primeira página de um fictício jornal da época do Regime Militar, com notícias referentes ao período e também a publicação de uma receita gastronômica, recurso usado pelos jornais na substituição de alguma matéria que havia sido censurada.

Exposição “Este Jornal Também é Uma Piada”

Até 30 de novembro

Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h. Na última terça do mês, o museu abre das 10h às 22h
Local: Praça da Luz, s/nº, Centro
R$ 6 (entrada gratuita às terças e aos sábados)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.