Exposição em SP homenageia os 50 anos da Copa do Mundo de 1962

O Ministério do Esporte e a Secretaria Especial de Articulação para a Copa do Mundo de 2014 (Secopa) realizaram nesta segunda-feira (25), no Memorial da América Latina, em São Paulo, uma homenagem aos atletas de Brasil e Tchecoslováquia, protagonistas da final do Mundial realizada em 1962. O ato antecedeu a abertura da exposição que relembra os 50 anos do bicampeonato brasileiro, conquistado no Chile.

Após a conversa descontraída, os ex-jogadores e as autoridades se dirigiram ao auditório do Memorial da América Latina para a solenidade de abertura do evento. O meio-campista da Tchecoslováquia em 1962, Josef Masopust, foi o encarregado de falar em nome dos companheiros: “Em primeiro lugar, tenho que agradecer aos organizadores por essa homenagem. E tenho que dizer que o futebol brasileiro consegue tudo o que o futebol pode dar ao mundo. Neste momento, estamos muito satisfeitos de estar aqui com vocês”.

Pelo lado brasileiro, falou o ex-ponta-esquerda Pepe, que defenedeu a seleção e o Santos. Ele destacou a alegria de todos pela homenagem. “Passaram-se 50 anos, mas parece que foi ontem. A nossa alegria é ainda maior de estar aqui com os companheiros tchecos, que fizeram grande jogo, dificultaram e abrilhantaram aquela final”. No palco, o ex-capitão Bellini foi representado pelo filho, enquanto o lateral Nilton Santos por uma sobrinha. Os dois ex-jogadores enfrentam problemas de saúde e não puderam comparecer.

O ministro do Esporte agradeceu aos ex-jogadores brasileiros, tchecos e eslovacos pelo momento singular que proporcionaram naquela decisão, dando uma oportunidade para comemoração. “O futebol não é apenas esporte, é também uma aula de história e geografia para o povo. Descobrimos e redescobrimos nosso próprio país com a referência geográfica e de feitos históricos, como o de 62”.

A exposição, que será aberta ao público a partir desta terça-feira (26.06), das 9h às 18h, até o dia 8 de julho, apresenta painéis de fotos de quatro metros de altura com momentos históricos de todos os jogos do Brasil na Copa do Chile, textos e súmulas das partidas, camisas de jogadores e material da época. Outros destaques do evento são a exibição de réplica da taça Jules Rimet e a veiculação do vídeo completo da final de 1962, cedido pela embaixada da República Tcheca, além de imagens de gols e bastidores da seleção brasileira, cedidas pela Fundação Padre Anchieta.

Com informações do Ministério do Esporte