Exposição de pinturas a óleo na CTB

O Ateliê Contraponto de Arte Figurativa, da artista plástica Mazé Leite, fará uma exposição de pinturas a óleo da professora e seus alunos, no próximo dia 18 de dezembro, na sede da CTB, como participação no evento festivo de encerramento do ano da entidade sindical em conjunto com o Consulado Geral de Cuba.

Parte dessas pinturas, incluindo as da própria Mazé, esteve em exposição na cidade de Paris, na Galerie Art et Societé, entre 4 e 20 de outubro deste ano. O tema geral daquela mostra foi  “Brasil em transe”, e os artistas se voltaram a retratar pictoricamente momentos e personalidades da cultura brasileira mas também temáticas mais políticas, como o drama dos rompimentos de barragens que atingem o meio-ambiente e as populações das áreas atingidas, o genocídio da juventude negra, os preconceitos sofridos pela população LGBTI, a liberação de agrotóxicos mortais em nossa agricultura, a morte de Marielle Franco, a prisão de Lula, etc. Cada artista se expressou, dentro da temática, da forma como mais se sente atingido no momento atual no Brasil, sob o governo proto-fascista de Jair Bolsonaro.

O Ateliê Contraponto funciona em São Paulo desde 2014 e, como todos os anos, encerra o período com exposição de trabalhos de seus alunos. São desde trabalhos mais autorais até exercícios de desenho e pintura baseados em obras de arte de mestres da pintura e do desenho.

Os trabalhos poderão ser apreciados na Festa de Confraternização da CTB, dia 18 de dezembro, a partir das 18 horas. Após esta data, os trabalhos estarão expostos no próprio Ateliê Contraponto, em sua sede da avenida Angélica, 2.341, Consolação, São Paulo.

Compartilhar: