Escritores Kucinski e Trevisan são finalistas de prêmio literário

Os organizadores do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Lingua Portuguesa divulgaram na última terça-feira (2) as suas 12 obras finalistas entre as 502 inscritas nas três categorias do concurso: Romance, Poesia e Conto e Crônica.

Os quatro livros finalistas da categoria poesia são: Escarpas, do poeta português Gastão Cruz, que estreou na literatura em 1961 e, de lá até aqui, reúne extensa produção literária; Vesúvio, de Zulmira Ribeiro Tavares, um dos grandes nomes do panorama da poesia brasileira do século XX; Da arte das armadilhas, segundo livro de poesia da jovem poeta mineira Ana Martins Marques; e Junco, do artista multimídia Nuno Ramos, ganhador do prêmio Portugal Telecom 2009, com Ó.

Na categoria romance, o estreante Bernardo Kucinski, com seu primeiro romance K. está ao lado de nomes que vêm representando um sopro renovador na literatura, como Michel Laub, com Diário da queda; Julián Fuks, com Procura do romance; e o português Valter Hugo Mãe, com A máquina de fazer espanhóis. K é o relato da busca desesperada de um pai pela filha desaparecida no pântano da ditadura brasileira.

Para completar a lista de finalistas, quatro contistas com boa receptividade da crítica, Dalton Trevisan, com O anão e a ninfeta; Sérgio Sant’Anna, com O livro de Praga; João Anzanello Carrascoza, com Amores mínimos; e Evando Nascimento, com Cantos do mundo.

Para falar sobre os 12 livros finalistas no anúncio on line foram convidados a curadora-coordenadora, Selma Caetano, e os curadores da edição 2012, José Castello (literatura brasileira), Madalena Vaz Pinto (literatura portuguesa) e Tania Celestino de Macedo (literaturas africanas).

Na Primeira Etapa, em maio, um Júri Inicial, indicado pela curadoria e composto de 274 professores atuantes, críticos literários e escritores, elegeu os 20 classificados de cada categoria, entre os 502 inscritos, que foram 198 romances; 165 poesias e 130 livros de contos e crônicas.

Nesta segunda etapa, as 60 obras classificadas pelo Júri Inicial foram avaliadas e votadas por um júri composto pelos quatro curadores – Selma Caetano, José Castello, Madalena Vaz Pinto e Tania Celestino de Macêdo –, e pelos jurados Alcides Villaça, Antonio Carlos Secchin, Benjamin Abdala Júnior, Leyla Perrone-Moisés, Manuel da Costa Pinto e Maria Esther Maciel.

Este ano a Portugal Telecom aumentou o valor do prêmio, passando para R$ 200 mil, dividido da seguinte forma: R$ 50 mil reais para o vencedor de cada uma das 3 categorias e mais R$ 50 mil reais para o Grande Prêmio Portugal Telecom 2012, escolhido entre os 3 vencedores.

Os vencedores serão conhecidos em novembro, em cerimônia de premiação em São Paulo.

Segue a lista dos finalistas de cada categoria:
ROMANCE:
K., de Bernardo Kucinski