Encontro Nacional dos Pontos de Cultura debate a produção nacional e popular

Começou nesta segunda-feira (19) em Natal, a Teia Nacional da Diversidade – 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura e das redes da diversidade que integram o Programa Cultura Viva. Com objetivo de nacionalizar o debate sobre o direito que todos têm de acesso à cultura e também para promover a atuação dos agentes culturais pelo país afora, o encontro termina no sábado (24).

“Desta vez teremos uma Teia muito especial, porque irá reunir no mesmo encontro pontos de cultura e segmentos da diversidade, com a presença de instituições parcerias. A Teia da Diversidade será um importante espaço de fortalecimento e articulação de toda a rede”, diz ministra da Cultura, Marta Suplicy.

O encontro concentra também os segmentos atendidos pelo Programa Brasil Plural e abrange a cultura popular e toda a diversidade brasileira, representados por todos os agentes culturais de todos os níveis. “Queremos estimular o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, instituições de ensino, instâncias de participação social e os diversos atores do campo cultural”, explica Márcia Rollemberg, secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Para Elisa Guaraná, coordenadora de Políticas Transversais da Secretaria Nacional da Juventude, a Teia da Diversidade representa um espaço de grande representatividade da cultura brasileira, visibilizando as diferentes expressões culturais desde o hip hop ao maracatu rural. “A juventude possui um legado imenso no campo da cultura, seja participando ativamente dos grupos culturais, seja defendendo o direito à diversidade e à cultura, que estão previstos no Estatuto da Juventude”, diz.

Desde 2004, o Programa Cultura Viva vem espalhando Pontos de Cultura pelo país possibilitando a oportunidade para milhares de agentes culturais terem um canal de expressão e valorização. Os Pontos de Cultura são entidades de atuação comunitária no setor e que recebem investimentos do governo federal, em algumas situações em parceria com os estados e os municípios.

Os Pontos de Cultura são projetos financiados e apoiados institucionalmente pelo MinC e implementados por entidades que visam o a realização de ações de impacto sociocultural nas comunidades. O Ponto de Cultura é a ação prioritária e o elemento de articulação entre as demais atividades do Programa Cultura Viva. Chama Ponto de Cultura justamente porque é feito para aglutinar agentes culturais e dali irradiar todo o processo de vida da cultura local.

Acompanhe a programação aqui.

Portal CTB