Encontro internacional de cineastas reúne representantes do Brasil, África e Caribe

O II Encontro de Cineastas da África, Brasil, Caribe e suas Diásporas (Cinema ABCD) começou na última segunda-feira (16) em Santo Domingo.

Para debater, entre outros temas, sobre espaços de cooperação em matéria de produção e exibição, e possibilidades do cinema na Internet.

À reunião, que se estenderá até a quarta-feira (18), terá as presenças de delegados de 26 países.

Cinema nacional e identidades culturais em tempos de hegemonia midiática será outro dos temas a ser analisado no evento, organizado pelo Escritório da Mostra Itinerante de Cinema do Caribe.

Essa instituição tem o apoio do Festival de Cinema Global Dominicano e a Fundação Global Democracia e Desenvolvimento, em cuja sede se realizará o foro.

A ideia de celebrar em República Dominicana este encontro obedece ao impulso materializado no país pelo desenvolvimento do cinema nacional, explicou recentemente o cineasta cubano Rigoberto López, presidente do comitê organizador.

Destacou que os participantes em Cinema ABCD darão continuidade ao espaço de debates da primeira edição do passado ano em Cuba, com o propósito de criar, entre nossas regiões, vínculos funcionais e permanentes em prol do enriquecimento mútuo.

O Caribe não é concebível sem a impressão da África, e não faz sentido que seu cinema não seja conhecido na região, apontou López, que defende por abrir janelas de uma parte para outra e vice-versa.

Ao encontro de 2011 foram representantes de nove países africanos e 18 da América Latina, América do Norte e Caribe.

Fonte: Prensa Latina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.