Em oferta na CTB, o livro sobre o golpe de Estado que completa 5 anos nesta terça-feira

Nesta terça, 31 de agosto, completam-se 5 anos da data em que o impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff foi consumado. Não foi um processo político legítimo, pois a presidente não cometeu nenhuma crime, mas um golpe de Estado, que foi coroado em 2018 pela eleição de Jair Bolsonaro.

Para compreender em profundidade aqueles acontecimentos que ocorreram em 2016 e deram curso a uma agenda profundamente nefasta para a classe trabalhadora e a nação brasileira a CTB está promovendo a venda do livro “O golpe do capital contra o trabalho”, do jornalista e assessor da Central, Umberto Martins, escrito em 2017 e com segunda edição impressa em 2019.

Leia abaixo a avaliação do secretário geral da CTB sobre o livro, Ronaldo Leite, sobre o livro

A obra aborda os acontecimentos que suscitaram a deposição da presidenta eleita através de um golpe jurídico-parlamentar em 2016 e estabeleceram uma agenda ultraliberal que por quatro vezes já havia sido derrotada nas urnas.

Umberto Martins desvenda os objetivos do golpe, que em aparência poderia ser a sublevação de um grupo político derrotado nas urnas, mas que em essência fez parte de uma engendrada articulação que envolvia não só interesses empresariais assim como internacionais de manutenção do país em sua posição subalterna na ordem mundial estabelecida.

Para o jornalista, o golpe não foi particularmente contra a presidenta eleita, mas sim contra os trabalhadores, com a rápida destruição de direitos trabalhistas consagrados na CLT e conquistados depois de grandes embates.

Para a execução do golpe foi mobilizado um consórcio oposicionista que incluiu a grande mídia, setores do judiciário e da polícia federal, além dos grupos políticos oposicionistas.

Até o momento o golpe vem sendo bem sucedido, com sucessivas derrotas para os trabalhadores, como a aprovação da terceirização irrestrita e a reforma trabalhista, que instituiu a prevalência do negociado sobre o legislado, o trabalho intermitente e outras medidas que praticamente extinguem a CLT.

Umberto superou minhas expectativas de leitura de sua obra, na medida em que não só narra os acontecimentos como busca autores clássicos da política e da economia, como Marx e Engels, para sustentar suas opiniões, trazendo à luz importantes conceitos sempre atuais como as classes sociais, a luta de classes e a centralidade do trabalho.

O preço do exemplar na promoção é R$ 30,00. Aproveite a oferta da CTB. Peça já o seu:

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB
CNPJ. 09.328.728/0001-11
Caixa Econômica Federal
AG. 2903 – OP. 003 C/C 00320-3

Pelo telefone +55 11 99784-1668 (zap) ou [email protected]