Em entrevista a EBC, Dilma fala sobre liberdade de imprensa

A candidata a presidência Dilma Rousseff, participou ontem (21) do programa 3 a 1 da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Durante a gravação, Dilma afirmou que defende marcos regulatórios para a mídia, contudo se diz contrária ao controle dos meios de comunicação.”O melhor controle é o controle remoto na mão do cidadão”.

“Acho que temos de distinguir duas coisas. O mundo inteiro tem em relação as mídias discussão que leva a marcos regulatórios, existindo lei que proíbe capital estrangeiro em algumas mídias. Outra coisa é controle sobre conteúdo, restrição e censura. Aí sou rigorosamente contrária ao controle do conteúdo. É inadmissível a censura à imprensa”, disse.

“Olho da rua”

Dilma, em outro ponto da entrevista, abordou seu repúdio quanto aos políticos que se beneficiam de seus cargos para pedir a punição de jornalistas que os criticam ou expõem falhas em suas administrações. “Eu acho inadmissível telefonar para editor de jornal e a pedir demissão de jornalista”, diz.

Recentemente o jornalista Gabriel Priolli foi afastado da direção de jornalismo da TV Cultura por orientar a produção de uma reportagem sobre as tarifas de pedágio nas estradas estaduais. No entanto, uma semana antes do episódio com Priolli, Heródoto Barbeiro, que fazia a mediação do programa Roda Viva desde fevereiro de 2009, foi demitido do cargo após ter insistido sobre o tema das tarifas dos pedágios em uma entrevista com José Serra.

Ambos os fatos estão sendo investigados pelo Ministério Público Eleitoral para verificar a possibilidade de motivação política nos afastamentos.

Portal CTB com informações de agências