Elenco de filme brasileiro denuncia golpe no Festival de Cannes. Assista!

A sessão de gala de “Aquarius”, filme brasileiro protagonizado por Sônia Braga e que concorre à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2016, foi marcada nesta terça-feira (17) por protestos contra o governo interino de Michel Temer.

Ao chegar ao topo da escadaria que leva ao Palácio dos Festivais, o diretor Kléber Mendonça Filho, os atores Humberto Carrão e Maeve Jinkings e outros integrantes da equipe mostraram cartazes com frases em inglês e francês com dizeres como “O mundo não pode aceitar este governo ilegítimo”, “Um golpe está acontecendo no Brasil”, “54.501.118 de votos foram queimados”, “Misóginos, racistas e impostores como ministros”, e “Dilma, vamos resistir com você”. Assista ao vídeo. 

Ainda no topo das escadas, Thierry Fremaux, diretor do festival, fez uma pausa no protocolo e pediu que a equipe do evento filmasse os cartazes.

A presidenta eleita, Dilma Rousseff, agradeceu a manifestação dos artistas em sua página no Facebook e reproduziu o vídeo. “Agradeço o apoio, no tapete vermelho do Festival de Cannes – Page Officielle, do elenco do Aquarius – Filme, do diretor Kleber Mendonça Filho, que saiu em defesa da democracia e alertou o mundo para o golpe de Estado que ocorre no Brasil. Envio a todos um beijo carinhoso em nome da democracia”, disse o comunicado.

Durante a passagem pelo tapete vermelho, outros convidados e membros da equipe também empunharam cartazes com frases como “Nós resistiremos”, “O povo não pode aceitar um governo ilegítimo”, e “O Brasil não é mais uma democracia”. Depois da entrada na sala de exibição, os convidados do filme estenderam uma faixa com a frase “Stop the coup in Brazil” (parem o golpe no Brasil).

Na sala de imprensa do festival, jornalistas que acompanhavam o evento por um telão aplaudiram em apoio.

“Aquarius”, dirigido por Kléber Mendonça Filho (“O Som ao Redor”), é protagonizado por Sonia Braga como uma crítica de música aposentada que trava uma disputa contra um empresário que quer demolir seu prédio, último de seu estilo em Boa Viagem, no Recife, para construir um novo empreendimento.
 
Portal CTB com agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.