Domingo no Parque Ibirapuera em SP com Gilberto Gil

Neste domingo (14) Gilberto Gil faz show grátis no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Com mais de 50 anos de carreira, Gil tornou-se um dos maiores representantes da MPB de todos os tempos. Como um dos líderes do Tropicalismo (movimento artístico que visava misturar expressões de vanguarda com a cultura pop e pregava mudanças comportamentais). Em 1969 foi preso juntamente com o parceiro Caetano Veloso e “convidado” a sair do país. De 2003 a 2008 a ser ministro da Cultura de Lula.

Gilberto Passos Gil Moreira é soteropolitano, nascido em 1942, passou a infância na pequena cidade Ituaçu, com pouco mais de mil habitantes. Desde os nove anos tocava acordeão e já ia devorando (expressão tropicalista) influências musicais como Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga e a música regional nordestina. Na adolescência quase escapou da música, tentou ingressar em engenharia e não foi aprovado. Acabou cursando administração de empresas, na Universidade da Bahia, que naquela época era um centro de música de vanguarda.

No final dos anos 1960, se mudou para o Rio de Janeiro para trabalhar em uma empresa, mas se juntou a Caetano Veloso, Os Mutantes, Tom Zé, Torquato Neto e outros, para fundar o Movimento Tropicalista, que iria marcar a Música Popular Brasileira para sempre. O movimento propunha uma revolução estética e comportamental que mesclava elementos da música pop, erudita, guitarra, populares, elementos folclóricos, entre os mais diversos. Pelo poder de crítica do Tropicalismo, que se tornou muito popular em plena Ditadura, Gil e Caetano foram exilados em 1969, em Londres, só podendo voltar em 1971.

Exímio cantor, compositor e multi-instrumentista, ganhador de prêmios Grammy, Grammy Latino, recebeu do governo francês a Ordem Nacional do Mérito (1997), e da UNESCO como “artista pela paz”, em 1999. Gil se transformou num dos grandes nomes da MPB de todos os tempos com sua brasilidade e negritude.

Gilberto Gil se apresentará pelo Open Air Samsung E-Festival, que também trará shows gratuitos do bandolinista Hamilton de Holanda e Orquestra. Como se tudo isso não bastasse, para ir ao parque domingo, além do show, o Ibirapuera oferece a sua diversidade de 1,584 quilômetros quadrados e a Bienal de São Paulo no Pavilhão da Bienal, tudo de graça.

Por Raul Duarte – Portal CTB