Documentário sobre Sebastião Salgado concorre ao Oscar

O documentário O Sal da Terra sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, do alemão Wim Wenders, está entre os indicados na categoria Melhor Documentário ao Oscar de 2015. A obra conta com codireção do filho Juliano Ribeiro Salgado e relata a vida do fotógrafo brasileiro autor de Trabalhadores,Terra, Serra Pelada, África, Outras Américas, Êxodos e Gênesis.

O Sal da Terra concorre com CitizenFour, que relata os recentes escândalos de espionagem dos Estados Unidos; A fotografia Oculta de Vivian Maie, que conta a história de uma fotógrafa; Last Days in Vietnam relata os últimos dias da Guerra do Vietnã e o Virunga, sobre o “Parque Nacional do Congo”, onde vivem os últimos gorilas da montanha.

Segundo a crítica, o documentário de Wim Wenders é um “retrato raro e muito pessoal do fotógrafo brasileiro”. Depois de dirigir Paris, Texas, Asas do Desejo, Buena Vista Social Club e Pina, Wenders conseguiu “capturar o espírito de Salgado e sua obra”.

Juliano Salgado é responsável pelas imagens tomadas durante viagens a trabalho em companhia do pai, antes mesmo que ele pensasse em integrar um projeto como este. Já Wenders busca uma ligação imediata com o trabalho do fotógrafo ao focar em cenas em preto e branco, retratando Sebastião em ambientes de trabalho.

O filme traz um misto de depoimentos, cenas em preto e branco, coloridas, imagens de arquivo e um incontável número de fotografias. Trata-se de um retrato inédito sobre a vida e obra de Sebastião Salgado, onde ele mesmo explica alguns de seus trabalhos mais marcantes e conta experiências.

Assista ao trailer de O Sal da Terra:

Fonte: Portal Vermelho, por Mariana Serafini