Documentário resgata história do comunista Manoel Lisboa, morto pela ditadura aos 29 anos

Será lançado nesta sexta-feira (2), em São Paulo, o documentário Manoel Lisboa: Herói da Resistência à Ditadura, do produtor e cineasta argentino Carlos Pronzato.

Conta a história do jovem revolucionário alagoano, que entrou para a clandestinidade em 1966, quando morava e trabalhava no Recife, mesmo ano em que fundou com companheiros de militância o Partido Comunista Revolucionário (PCR) no Brasil.

Manoel Lisboa de Moura nasceu em Maceió, em 1944, e foi assassinado aos 29 anos, em 1973, após ser preso e torturado por agentes do Doi-Codi. Ele é um dos casos investigados pela Comissão da Verdade, que apura mortes e desaparecimentos no regime militar.

manoel-lisboa-ctb.jpg

A história oficial relatou que Lisboa foi morto em um tiroteio com agentes militares em São Paulo, mas as investigações revelaram que após ser preso em Recife, ele foi transferido para a capital paulista e torturado por dois meses no Doi-Codi, então comandado por Sérgio Paranhos Fleury.

O documentarista resgata a sua trajetória através de entrevistas e depoimentos de militantes comunistas, como Edval Nunes Cajá, que é presidente do Centro Cultural Manoel Lisboa, fundado no Recife, Amelinha Teles, que atua na Comissão de Familiares e Amigos de Desaparecidos pela Ditadura, e Anacleto Julião, filho de Francisco Julião, fundador das Ligas Camponesas, entre outros.

Carlos Pronzato também realizou os documentários Carlos Marighella – quem samba fica, quem não samba vai embora, Buscando a Allende e Acabou a Paz: Isto aqui vai virar o Chile.

Este ano ele lançou A escola toma partido, sobre as ocupações estudantis no Brasil, e está finalizando um documentário sobre o movimento dos estudantes no Paraná.

SERVIÇO:

Manoel Lisboa: Herói da Resistência à Ditadura