Documentário pretende contar como a Rede Globo fabrica golpes e atrasa o país; colabore com o filme

Os jornalistas brasileiros Victor Fraga e Valnei Nunes, residentes em Londres, se uniram ao produtor britânico John Ellis para fazer a continuação do documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, (1993), de Ellis. A ideia é contar a participação das Organizações Globo no golpe de Estado de 2016.

Acesse o site do Catarse e faça a sua contribuição.

“Estou chocado que tanto tempo depois, a TV Globo continue se comportando da mesma forma em relação à política brasileira”, diz Ellis. “Isso também me deprime, pois a razão pela qual se faz um documentário como este seria para mudar a situação”, complementa.

Assista o vídeo promocional do documentário A Fantástica Fábrica de Golpes

Para produzir esse novo documentário que leva o nome de “A Fantástica Fábrica de Golpes”, os cineastas estão levantando fundos através do site Catarse. A proposta deles, segundo Fraga, é estabelecer “um diálogo entre o passado e o presente, e demonstrando que a Rede Globo pouco mudou ao longo das décadas, mantendo seu jornalismo antiético e tendencioso, alinhado a interesses do grande capital”.

O documentário

“Muito Além do Cidadão Kane” é um documentário produzido pela Channel 4 sobre a Rede Globo e suas manipulações para impedir que a democracia avance. Desde a criação da emissora da família Marinho com a entrada de capital estrangeiro, proibido pela lei até a tentativa de fraudar o resultado das eleições ao governo do Rio de Janeiro em 1982 e as manipulações do seu “telejornalismo” contra Luiz Inácio Lula da Silva,na eleição presidencial de 1989.

O filme

“Cidadão Kane” (1941), dirigido por Orson Welles, é um clássico de Hollywood que conta a vida de um garoto pobre do interior que se torna magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. Inspirado na vida de William Randolph Hearst.

Assista Muito Além do Cidadão Kane 

A realidade

No documentário da TV britânica, Kane é Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, empresa de entretenimento e comunicação que faz de tudo para emparedar o Estado e se manter no poder a qualquer custo.

“Muito importante que esses cineastas contem essa história com a mesma disposição e qualidade de ‘Muito Além do Cidadão Kane’ para que todo mundo saiba a verdade dos bastidores do golpe de 2016, que liquida com os direitos da classe trabalhadora”, diz Ronaldo Leite, secretário de Formação e Cultura da CTB.

Para ele, “todas as pessoas que se interessam pela verdade e defendem a democracia, os direitos humanos e a liberdade, contribuirão para a execução dessa obra”.

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.