Documentário “A Cor do Trabalho” terá exibição gratuita em Salvador

A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lança, no próximo dia 12 de dezembro, o filme A Cor do Trabalho. A sessão especial de apresentação do documentário é aberta ao público e acontece às 19h, no Teatro UNEB, no Campus I da Universidade, no bairro do Cabula, em Salvador.

Dirigido pelo cineasta Antônio Olavo, o documentário faz um resgate histórico da relação do negro com o trabalho na Bahia, desde a época da escravatura até os dias atuais. O documentário faz referências a trabalhadores que marcaram época, a exemplo do advogado Cosme de Farias, o engenheiro Teodoro Sampaio, mas também apresenta nomes da atualidade, como a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Oliveira; o diretor do Olodum, João Jorge; a cantora Margareth Menezes; a educadora e ex-vereadora de Salvador, Olívia Santana, dentre inúmeros outros profissionais negros anônimos que contam histórias reais, como conseguiram dar um outro destino a suas vidas, não repetindo a sina de seus antepassados.

Produzido pela Portfolium Laboratório de Imagens, o documentário é uma realização da Setre e faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas, entre as quais o recente Edital de Apoio à Economia Solidária de Matriz Africana, cujo objetivo é fortalecer uma política de valorização permanente das raízes históricas do povo negro, nos aspectos sociais, econômicos, culturais, étnicos, religiosos e políticos.

A Cor do Trabalho não tem cunho comercial. Suas exibições sempre terão acesso livre ao público e suas cópias serão distribuídas, como doação, para bibliotecas, instituições públicas culturais, entidades negras e todas as escolas do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede Pública Estadual da Bahia.

A Portfolium assina a produção de dois outros filmes A História de Canudos e Quilombolas da Bahia, ambos também dirigidos por Antônio Olavo.

Portal CTB com agências