Dia Nacional do Livro: a importância da leitura na vida das pessoas

A CTB comemora nesta quarta-feira (29) o Dia Nacional do Livro ciente da importância dos programas de incentivo à leitura que têm sido aplicados nos últimos anos no país. Principalmente porque o brasileiro lê pouco. Segundo o levantamento Retratos de Leitura no Brasil feito em 2012 revelou que em média são lidos quatro livros por habitante ao ano, dois livros inteiros somente.

Essa descoberta revela a essencialidade de formulação de programas de incentivo ao hábito da leitura desde a mais tenra infância. “A leitura tem um papel estratégico nessa agenda toda. Sem dúvidas, estamos avançando nesses últimos 15 anos, mas a dívida social com a leitura é histórica e imensa. É nisso que o governo federal vem trabalhando sem descanso, afinal ainda temos um índice global de analfabetismo funcional tremendo que impacta diretamente na economia e temos ainda um número expressivo de estudantes universitários que são analfabetos funcionais”, destaca Fabiano dos Santos Piúba, diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura.

Nesse quesito o Vale Cultura impulsionou o mercado editorial elevando o número de exemplares de livros vendidos para 268,5 milhões em 2013, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo. A expectativa é que com o avanço do Vale Cultura e a implementação dos programas de incentivo à leitura esse número cresça cada vez mais.

A CTB fez sua voz a voa do educador e filósofo Paulo Freire para quem “leitura boa é a leitura que nos empurra para a vida, que nos leva para dentro do mundo, que nos interessa a viver”. E nesse quesito a formulação de políticas públicas que promovam o acesso ao livro é essencial nas escolas brasileiras desde a educação básica, além de programas que desenvolvam nas famílias o hábito de ler para os filhos que ainda não sejam alfabetizados como parte fundamental na formação de futuros leitores.

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.