Dia Mundial da Fotografia: o clique mágico do olhar diferenciado

 Nesta terça-feira é comemorado o Dia Mundial da Fotografia porque em 19 de agosto de1839 foi feito o anúncio oficial da invenção da fotografia pelo governo francês. Embora haja muitas controvérias a respeito, foi nesse ano que a primeira câmera fotográfica com um sistema moderno de fotografia permanente foi refinada e mostrada. Ela se chamava daguerreotype, nome vindo do seu criador Louis-Jacques-Mandé Daguerre.

E mesmo que para muitos estudiosos outros inventores criaram a fotografia (inclusive um francês radicado no Brasil, Antoine Hercules Romuald Florence) o anúncio da invenção de Daguerre é que marca o Dia Mundial da Fotografia. Já o Dia Nacional do Fotógrafo é comemorado em 8 de janeiro, porque o Daguerreotype chegou ao Brasil nessa data em 1840.

A CTB presta homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras que, com o clique do seu olhar diferenciado, revelam uma realidade que muitas vezes fica difícil de enxergar sem o registro fotográfico. Muito além das sofisticadas máquinas do mundo contemporâneo, é o olho humano que faz a diferença. Sem as imagens reveladas por estes profissionais o mundo ficaria à deriva de sua própria beleza.

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.