Dia do Nordestino: Começa a 7ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino

Difundindo a força do homem sertanejo e as produções audiovisuais fora do eixo RJ-SP, o Serviço Social do Sesi (Sesi-SP) apresenta até 29 de novembro, a 7ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino. Destaque será filme sobre Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga, homenageado da 8ª Bienal da UNE.

Nas telas das 32 unidades do interior e da capital paulista, 20 filmes serão exibidos em sessões gratuitas: 11 curtas, 5 médias e 4 longas-metragens. Os títulos selecionados – ficções, animações, documentários, curtas, médias e longas metragens – retratam os cenários cultural, econômico, político e social do Nordeste brasileiro, valorizando a arte e as produções nordestinas e evidenciando a diversidade de gêneros artísticos e culturais encontrada na região.

O grande destaque é o longa O Homem que Engarrafava Nuvens, documentário de Lírio Ferreira que conta a história do baião por meio da ascensão e queda de um de seus maiores expoentes, o letrista e compositor Humberto Teixeira, conhecido como o “doutor do baião”.

Parceiro inseparável de Luiz Gonzaga, o grande homenageado da 8ª Bienal da UNE, Humberto foi corresponsável pelos clássicos como Asa Branca e Adeus Maria Fulô. Juntos, atingiram o sucesso e viram também na década de 1960 o baião cair na obscuridade com a chega do rock e o surgimento da bossa nova.

Assista ao trailer do filme O Homem que Engarrafava Nuvens:

{youtube width=”600″ height=”300″}IgxYcpwMhX8{/youtube}

 

A volta da Asa Branca na 8ª Bienal da UNE

O maior festival de juventude da América Latina, a Bienal da UNE, realizará em janeiro de 2013, em Olinda e Recife, a sua 8ª edição. Com o tema “A volta da Asa Branca”, o evento estudantil prestará uma homenagem a Luiz Gonzaga, homem que cantou a paisagem árida e seca do sertão nordestino, dando voz a tanta gente sofrida e esquecida.

Fonte: UNE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.