Danny Glover grava vídeo por cubanos presos nos EUA

O ator norte-americano Danny Glover narrou conto de Gerardo Hernández, um dos cinco cubanos presos nos Estados Unidos por suposta espionagem, em gravação recentemente divulgada pela internet.

Geardo y Cardenal  relata a história de um passarinho que acompanhou Hernandéz na Prisão Federal de Victorville, Califórnia, e apresenta uma perspectiva do preso sobre sua situação.

Veja o vídeo:

{youtube width=”600″ height=”400″}P0HyqisFjfA{/youtube}

 

Hernandez, junto com Antonio Guerrero, Ramon Labanino, Fernando Gonzalez e Ree Gonzáles, está detido desde 1998 e foi condenado, em 2001, por espionar bases militares e grupos de exilados cubanos. Segundo as autoridades norte-americanas, Hernández e seus companheiros forneciam informações secretas ao governo do então presidente Fidel Castro.

Havana reconhece que enviou os cinco presos para a Florida, com o propósito de vigiar ações terroristas que estavam sendo planejadas contra alvos cubanos. Mas afirma que todas as informações apuradas foram repassadas ao presidente dos Estados Unidos na época, Bill Clinton.

Cuba pede há anos, com apoio de diversos países, que a Justiça dos Estados Unidos liberte os cinco homens, considerados inocentes na ilha. O julgamento, de acordo com autoridades cubanas, desrespeitou normas legais e sofreu pressão dos circulos anti-castristas da Florida.

Opera Mundi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.