Na noite de segunda-feira (9), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais (CTB-MG) se juntou às centenas de pessoas que compareceram a entrada do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, para manifestar apoio à exposição do artista mineiro Pedro Moraleida. A mostra traz como tema “Faça Você Mesmo Sua Capela Sistina” e possui pouco mais de 130 obras.
“Não podemos aceitar esse ataque a liberdade de expressão, por isso, a CTB-MG se juntou a população nessa noite para mostrar seu apoio, pois não vamos aceitar qualquer tipo de censura. Vivemos um momento em que a democracia está sendo ameaçada, portanto não vamos permitir que nos tirem a liberdade de expressão”, disse a diretora da CTB-MG, Marilda Silva.
Na semana passada, um grupo de religiosos contrários à exposição invadiu o Palácio das Artes com o objetivo de cancelar a exposição do artista mineiro, por considerar que a mostra contém pornografia e pedofilia. Questionada pelo grupo, a Fundação Clóvis Salgado afirmou que existe classificação mínima de 18 anos para quem quiser visitar a mostra.
A prefeitura de Belo Horizonte e o secretário de cultura do município também se posicionaram a favor da exposição.
Bárbara Batista – CTB-MG