CTB e Barão de Itararé promovem Oficina de Ativismo Digital nesta semana

A Secretaria de Comunicação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) está promovendo nesta semana, em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, uma Oficina de Ativismo Digital, com o propósito de instrumentalizar o movimento sindical classista a utilizar as mídias sociais e operar como maior dinamismo frente aos desafios da imprensa alternativa.

A atividade ocorrerá em São Paulo, entre os dias 28 e 29 de novembro, para um público de 30 pessoas. A exigência para participar é fazer parte da equipe de comunicação de alguma entidade de base filiada à CTB, além de dispor de laptops e celulares com capacidade para gravar vídeos.

Para a secretária de Imprensa e Comunicação da CTB, Raimunda Gomes, é preciso dotar os profissionais da comunicação de instrumentos para que os movimentos sociais em geral se contraponham à mídia hegemônica. “Temos que ter a perspectiva de superar os desafios da disputa ideológica com a mídia tradicional monopolizada pelos interesses capitalistas, em especial os setores que atacam sorrateiramente e criminalizam os movimentos sociais, principalmente o movimento sindical”, afirma a dirigente.

Confira abaixo a programação:

28 de novembro – das 9 às 17 horas:
 – A força das redes sociais – Conceição Oliveira (Blog Maria Frô)

Fazendo política nas mídias sociais

Objetivo: A partir do debate e da apresentação de dados e de casos de sucesso na rede discutir formas de ser e estar nas redes sociais digitais. Exercitar a partir da criação de uma campanha, medir sua eficiência de mobilização.

Metodologia:

Manhã: Aula dialogada sobre a comunicação em rede. Discutiremos como a comunicação digital na rede mudou drasticamente o fazer jornalístico nos moldes do broadcasting, assim como o modo de fazer política num país de mídia extremamente concentrada.
Os oficineiros também entram em contato com vários dados sobre a internet e o público a ela conectado.

Tarde: Oficina prática em torno de um mote de campanha de interesse do grupo, experimentando alguns procedimentos no face e twitter (criação de um meme e ou evento e sua divulgação  e monitorando o alcance da campanha.

29 de novembro – das 9 às 17 horas:
 – A sedução da TV Web – Luiz Carlos Azenha (Blog Viomundo e TV Record).

Local do curso:
Auditório do Centro de Estudos Barão de Itararé – Rua Rego Freitas, 454, República, São Paulo, SP