Conceição Evaristo e Hamilton de Holanda se apresentam na Semana de Arte em São Paulo

A escritora mineira, Conceição Evaristo (“Ponciá Vicêncio”, “Becos da Memória”, “Poemas da recordação e outros movimentos”, “Insubmissas lágrimas de mulheres”, “Olhos d`água”, “Histórias de leves enganos e parecenças”) e o músico carioca Hamilton de Holanda fazem um espetáculo singular na Semana de Arte, nesta terça-feira (15), no Tucarena, às 21h, em São Paulo.

O show híbrido trata das culturas diaspóricas africanas na pluralidade das artes brasileiras. Um encontro entre a “arte da escrevivência” de Conceição, autora cuja obra é marcada pela condição de mulher negra, e as ideias e impressões de Holanda, que diz trazer o “coração na ponta dos dedos”.

Nascida em uma favela de Belo Horizonte, Cconceição Evaristo só teve a sua primeira publicação aos 44 anos. Trabalhou como empregada doméstica até concluir o curso normal, em 1971, já aos 25 anos.

Mudou-se então para o Rio de Janeiro, onde passou num concurso público para o magistério e estudou Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na década de 1980, entrou em contato com o grupo Quilombhoje e estreou na literatura em 1990, na série Cadernos Negros, publicada pela organização.

Além de escritora, é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-RJ, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.

Hamilton de Holanda destaca-se principalmente no chorinho, mas passeia por gêneros. Recriou o bandolim, seu instrumento, aumentando para dez o número de cordas do instrumento. Tanto que nos Estados Unidos foi chamado de “Jimi Hendrix do bandolim”.

Bacharelado em composição pela Universidade de Brasília, foi a partir de uma inciativa sua que se criou o Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha, o principal destaque do gênero musical brasileiro.

Esta é a primeira edição da Semana de Arte, que se encerra no domingo (20), com várias atrações em galerias de artes espalhadas pela cisade. De acordo com os organizadores, a senama “se propõe a celebrar, discutir e ampliar um mercado que vem crescendo de forma ímpar nos últimos 15 anos, na cidade que se consolidou como seu epicentro”, o mercado das artes plásticas.

Serviço

Espetáculo com Conceição Evaristo e Hamilton de Holanda

Local: Tucarena –Teatro da PUC-SP (Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes, São Paulo)

Horário: 21h

Entrada gratuita

Portal CTB com agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.