Bolívia inaugura exposição sobre antiterroristas cubanos

A exposição Fim à Injustiça, sobre a vida de cinco antiterroristas cubanos prisioneiros nos Estados Unidos, será inaugurada nesta quarta-feira (05) no Museu Costumbrista, em La Paz.

A mostra, é promovida pela Oficialía Mayor de Culturas desta capital e a Embaixada de Cuba em La Paz, coincidirá com o 14 aniversário do encarceramento dos Cinco, como se conhece internacionalmente aos antiterroristas prisioneiros nos Estados Unidos.

Antônio Guerreiro, Fernando González, Ramón Labañino, Gerardo Hernández e René González foram apresados em setembro de 1998 e depois de processos judiciais amanhados, receberam duras condenações, sobretudo Gerardo, quem foi sancionado a mais duas penas perpétuas por mais de 15 anos.

René González já cumpriu seu castigo, mas deve permanecer durante três anos em liberdade supervisionada nos Estados Unidos.

Os Cinco monitoravam os planos de organizações terroristas financiadas pelos Estados Unidos e localizadas no sul da Flórida, com a intenção de informar os mesmos às autoridades cubanas.

Sua atividade anônima permitiu frustrar numerosas ações que iam desde o rendimento ilegal de armas à ilha e a voladura de aviões civis em pleno voo, até a preparação de atentados contra a vida dos principais dirigentes da Revolução cubana.

Fonte: Prensa Latina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.